segunda-feira, 20 de junho de 2022

EL RELOJ - ROBERTO CANTORAL



HISTÓRIA DA MÚSICA EL RELOJ

É difícil encontrar alguém que não conheça ou não tenha ouvido a música “Boate Azul”, de Benedito Seviéro (falecido recentemente), um dos maiores compositores da música romântica e boêmia do país. Entretanto, o que poucos sabem é que o clássico, eternizado na voz da dupla Joaquim e Manuel, na década de 1980 e cantada por praticamente todas as duplas em shows, foi inspirado duas décadas antes e segundo o próprio autor, em uma casa noturna de Apucarana e não numa boate de cidade grande como se pensava.
Conta o compositor –  “Eu estava acompanhando o cantor José Lopes, muito famoso na década de 1950, que faria um show na boate Blue Night, da dona Dirce, em Apucarana. Porém, o papa João XXIII morreu naquele dia e o show foi cancelado”, recorda. O papa João XXIII morreu vítima de câncer em 3 de junho de 1963.
Lembra-se que muitas pessoas aguardavam a apresentação na casa noturna. “A Blue Night ficava localizada, naquela época, cerca de 3 quilômetros fora da cidade, às margens da rodovia”. Apesar da pressão do público, naquele dia o show não pode continuar. “A polícia proibiu a apresentação em respeito à morte do papa, mas os frequentadores estavam todos de ‘fogo’ e não queriam ir embora. Eles ficaram lá sem saber para onde ir, bêbados.  Foi inspirado naquela cena que,  três meses depois, que resolvi escrever ‘Boate Azul’”.
Para quem não lembra, o refrão da música diz: –  “Sair de que jeito, se nem sei o rumo para onde vou, muito vagamente me lembro que estou em uma boate aqui na zona sul. Eu bebi demais e não consigo me lembrar sequer, qual era o nome daquela mulher, a flor da noite na boate azul”. Por incrível que pareça, a morte de um papa acabou, por via oblíqua, inspirando uma das canções mais lembradas do Brasil. A história seguinte é mais dramática.

O autor de “La Barca” e “El Reloj” (O Relógio) é o mexicano Roberto Cantoral, que faleceu em 2010 aos 75 anos de idade. A primeira gravação de “El Reloj”, é de 1957 e desde então foi gravada por centenas de cantores mundo afora e, no Brasil imortalizada na vozes de  Altemar Dutra, Adilson Ramos, Roberto Luna e Trio Irakitan. É uma das músicas mais conhecidas no mundo todo e grande parte da geração sessenta e setenta conhece a letra de cor, mas poucos conhecem a sua história. Na verdade, “El Reloj” é uma canção muito sofrida e atormentada e a explicação é que o compositor Cantoral escreveu a  letra num hospital, onde sua mulher estava internada e seria operada nas primeiras horas da manhã. Os médicos haviam lhe dito que o quadro era extremamente grave e havia poucas chances de sucesso na cirurgia. Observem a letra da canção: –   “Relógio, não  marques as horas porque vou  enlouquecer, ela  irá para sempre, quando amanhecer outra vez.
Mas nos temos esta noite, para viver nosso amor, e teu tic-tac recorda minha irremediável dor. Relógio, pare teu caminho, porque minha vida se apaga, ela é uma estrela que ilumina meu ser e, sem o seu amor não sou nada. Detém  o tempo em tuas mãos, faz  esta noite perpétua, para que nunca se vá de mim, para que nunca amanheça.” –  Faz todo o sentido. A melodia se encaixa na letra com perfeição e o resultado é uma canção pungente, emocionada, sofrida, suplicante. O episódio de que fala a música se passou no Hospital de Beneficência Espanhola de Tampico, onde havia um grande relógio na parede. “El Reloj”,  mostra o sofrimento e a angústia do amante com a doença da amada. Não se conhece o nome da mulher,  nem do diagnóstico de tão grave moléstia e muito menos do desfecho da cirurgia.
A triste história é mais uma lenda urbana. “El Reloj” foi composto em 1956, numa excursão aos EUA do Trio Los Caballeros, do qual o compositor, então com 21 anos, participava. Uma simples canção romântica, que Los Caballeros gravaram no ano seguinte. É a angústia e o sofrimento tocando a alma humana e fazendo esta se expressar em forma de canção escrita com lagrimas de dor.  

Reloj, no marques las horas
porque voy a enloquecer,
ella se irá para siempre
cuando amanezca otra vez.

No más nos queda esta noche
para vivir nuestro amor,
y tu tic-tac me recuerda
mi irremediable dolor.

Reloj, detén tu caminho
porque mi vida se apaga,
ella es la estrella que alumbra mi ser
yo sin su amor no soy nada.

Detén el tiempo en tus manos,
haz esta noche perpetua,
para que nunca se vaya de mí,
para que nunca amanezca.

Faz todo o sentido. A melodia se encaixa na letra com perfeição e o resultado é uma canção pungente, emocionada, sofrida, suplicante. Em tempos de Google, era imperativo ir atrás dessa história e encontrei inúmeros relatos que a confirmavam. Alguns sites até dão o nome da casa de saúde: Hospital de Beneficencia Espanõla de Tampico, onde havia um grande relógio na parede. Para o Google, El Reloj mostra o sofrimento e a angústia do amante com doença da amada.
Só que não. Não existe nada na biografia de Cantoral sobre isso. Não existe o nome da mulher e nem do diagnóstico de tão grave moléstia. Muito menos do desfecho da cirurgia. A triste história é mais uma lenda urbana. El Reloj foi composto em 1956, numa excursão aos EUA do Trio Los Caballeros, do qual o compositor, então com 21 anos, participava. Uma simples canção romântica, que Los Caballeros gravaram no ano seguinte.                    

sábado, 11 de junho de 2022

ESPECIAL PARA O DIA DOS NAMORADOS

 LIVRE TRADUÇÃO MUSICAL

ESPECIAL PARA O DIA DOS NAMORADOS 

COM O LOCUTOR MAIS ROMÂNTICO DO RADIO, 

JAIR LOVE, DO PROGRAMA 

THE VOICE OF LOVE DA RÁDIO SATURNO

Só liguei para dizer que te amo

Stevie Wonder - I Just Called To Say I Love You (Tradução Voz) Jair Love

http://jsp-radialista.blogspot.com/




No new day of the year
To celebrate

No chocolate with candied sugar
in the center to distribute
No beginning of spring,
no song to sing.


in fact it's just a normal day
no april rain,
no flower to bloom
No Saturday with a wedding in the month of June.


But what is it?
have something real
Made of these three words
that I want to say to you.

I just called
to say
that I love you


I just called to say
to say I care.

I just called
to say
that I love you

and i mean this
from the bottom of my heart ..

no hot summer
no warm july

Not the full moon in autumn to light up a sensitive August night.

no autumn breeze,
no leaves falling

Not even the time for birds to fly to the southern sky.
No constellation of the sun,
no halloween
No thanks for all the joy you bring at Christmas

But what is this!
so old so young

To fill your heart
like none of the three words ever would

I just called
to say
I love
 you

I just called
to say how much I care
I just called
to say
that I love you

and i mean this
from the bottom of my heart.



I just called
to say
I love you


and i mean this
from the bottom of my heart.


I just called
how much i care

I just called
to say
I love you

and i mean this
from the bottom of my heart.

From my heart.
From my heart.


sexta-feira, 10 de junho de 2022

PROGRAMA THE VOICE OF LOVE - ESPECIAL PARA O DIA DOS NAMORADOS.


 PROGRAMA ESPECIAL PARA O
DIA DOS NAMORADOS

THE VOICE OF LOVE

APRESENTAÇÃO DE JAIR LOVE, O LOCUTOR MAIS ROMÊNTICO DO RÁDIO.

PELA RÁDIO SATURNO

NA MADRUGADA DE DOMINGO PARA A SEGUNDA FEIRA.

DA MEIA NOITE AS TRÊS HORAS DA MANHÃ.

VENHA CONOSTO, NO CANTINHO MAIS AMOROSO DE SEU RÁDIO.

PROGRAMA PILOTO FINAL DO CURSO DE RADIALISTA


PROGRAMA PILOTO DE FINAL DO CURSO DE RADIALISTA
VIDEO DE APRESENTAÇÃO DO FINAL DO CURSO DE RADIO NO SENAC
TEMPO DE DURAÇÃO, OBRIGATORIEDADE DE CURSO: NÃO PASSAR DE 7 MINUTOS
PROFESSOR ORIENTADOR: DANIEL ROGERO



 

quinta-feira, 9 de junho de 2022

DIA DOS NAMORADOS, UMA EMOÇÃO A MAIS NA VOZ DO LOCUTOR APAIXONADO


DIA DOS NAMORADOS, UMA EMOÇÃO A MAIS NA VOZ DO LOCUTOR APAIXONADO
http://jsp-radialista.blogspot.com/
Eu e Você pertencemos a Deus e só ELE pode fazer nosso amor frutificar.




 

quarta-feira, 8 de junho de 2022

MENSAGEM MAIS LINDA PARA O DIA DOS NAMORADOS


MENSAGEM MAIS LINDA PARA O DIA DOS NAMORADOS
http://jsp-radialista.blogspot.com/
Não existe sensação comparável ao sentimento de estar ao lado da pessoa amada. É uma sensação de emoção, segurança, paixão... Várias coisas ao mesmo tempo que resultam em apenas uma conclusão: é meu ou é seu? Será singular ?
Percebe-se todas as vezes que nos encontramos, cada encontro é um momento singular. É um instante único e incrivelmente especial, o nosso amor é tão lindo e incrível que todas as vezes que lhe encontro, percebo um momento extraordinário. O nosso toque, o nosso cheiro, o nosso beijo, tudo faz com que qualquer um de nossos encontros seja meu, seu e singular.




 

terça-feira, 7 de junho de 2022

PARA O DIA DOS NAMORADOS = UMA LINDA MENSAGEM DE AMOR


PARA O DIA DOS NAMORADOS, ESTA MENSAGEM DE AMOR PARA A PESSOA QUE VOCÊ AMA
http://jsp-radialista.blogspot.com/
A vida é feita de momentos. Alguns passam rapidamente, outros são demorados e até eternos. Há momentos, no entanto, que são frágil, não envelhecem, pois estão sempre na memória. Por outro lado, é difícil saber quanto tempo vai durar. Impossível estimar exatamente quando o amor deixará de ser insistente. Outro desafio é transformar os momentos em ensinamento. Numa sucessão de fatos favoráveis para concretizar o amor e as juras eternas, é fácil imaginar que a vida não encontrará tão cedo a serenidade. As pessoas acabam estacionando nos momentos vividos no instante, mas é importante cultivar o amor a todos os momentos, assim como regar um vazinho de flôres, o amor precisa ser regado a todo e qualquer instantes na vida.
PARA O DIA DOS NAMORADOS, ESTA MENSAGEM DE AMOR PARA A PESSOA QUE VOCÊ AMA
http://jsp-radialista.blogspot.com/
A vida é feita de momentos. Alguns passam rapidamente, outros são demorados e até eternos. Há momentos, no entanto, que são frágil, não envelhecem, pois estão sempre na memória. Por outro lado, é difícil saber quanto tempo vai durar. Impossível estimar exatamente quando o amor deixará de ser insistente. Outro desafio é transformar os momentos em ensinamento. Numa sucessão de fatos favoráveis para concretizar o amor e as juras eternas, é fácil imaginar que a vida não encontrará tão cedo a serenidade. As pessoas acabam estacionando nos momentos vividos no instante, mas é importante cultivar o amor a todos os momentos, assim como regar um vazinho de flôres, o amor precisa ser regado a todo e qualquer instantes na vida.




 

sábado, 4 de junho de 2022

LAMENTO DA ÁGUA = TEODORO TORREZAN


 

 

LAMENTO DA ÁGUA = TEODORO TORREZAN E JAIME CÚRCIO = RIO/ECO-92

Ontem, dia 03 de junho de 2.022, completou 30 anos da Primeira Conferência  das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, à Eco-92, realizada no Brasil - Rio de Janeiro de 03 à 14 de junho de 1.992. Então ....

Certo domingo a tarde, o poeta caipiracicabano, lá do bairro da Vila Rezende, sai para passear com seu bloquinho de anotações e caneta no bolso da camisa. Caminhava pelas ruas e avenidas do bairro e quando se deu conta, estava no Belvedere de Piracicaba, o Mirante, bem no Salto da Noiva da Colina ou melhor, no Véu da Noiva.

Já na entrada do Parque Ecológico de Piracicaba, cartão postal e principal da cidade de Piracicaba e ainda o local onde foi fundada a cidade, encontrou com um velho amigo músico, o Jaime Curcio, com seu banjovaco debaixo do braço. Os dois caminharam pelo aplausivo lugar, inspirações de muitos enamorados e poetas, de desceram junto a margem do Rio Piracicaba. Caminharam saltando e saltos sobre as pedras, até encontrar a sobra de jequitibá florido. Ai se ajeitaram. Jaime com seu banjovaco, começou a dedilhar alguns acordes da música Ave Maria de Erotides de Campos. Teodoro pucha do bolso seu bloco de notas e com a caneta em punho, começa a rabiscar e transcrever suas inspirações poéticas.

Teodoro e Jaime, tinham ouvido através de uma rádio local, que o Brasil iria sediar a primeira Conferência  das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, à Eco-92 ou Rio-92 entre os dias 03 e 14 de junho de 1992, na cidade do Rio de Janeiro.

Risco e rabisco daqui, acordes e melodias dali, um disse ao outro:
- Vamos fazer algo sobre o tema das Conferência e enviar para o concurso que iria ser realizado, como tema da Conferência? Ai então os dois começaram a dar mais atenção ao assunto. O poeta Teodoro com suas letras e rimas e o Jaime com seus acordes e melodias.

Silencio total, só se ouvia o banjovaco e os murmirios das águas do Rio Piracicaba.

Agum tempo depois, o poeta falou:

- Pronto. Esta pronta a poesia do Lamento da água. Vou mandar para a comissão da Conferência e quero ouvi-la na voz do locutor mais famoso do Brasil a declama-la.

O Jaime silenciou seu banjovaco e perguntou:

- Quem é este locutor que tu falas?

O que o Teodoro retrucou. Oras Jaime, é o famoso locutor do jornalismo da televisão, o Cid Moreira.

Dito e feito. Poesia premiada no primeiro lugar do concurso e no dia da abertura da primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no dia 03 de junho de 1992, na cidade do Rio de Janeiro, lá estava ele, o nosso Cid Moreira, declamando o Lamento da Água, de autoria de Teodoro Torrezan, com fundo melódico de Ave Maria do poeta e música yambém piracicabano, Aristides de Campos, o nosso Jaime Cursio com seu banjovaco fazendo fundo musical para o Cid Moreira declamar o poema de Teodoro Torrezan.

Então foi esta poesia, criada por um compositor da Vila Rezende, que foi brilhar na Primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no dia 03 à 14 de junho de 1992, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.




quarta-feira, 1 de junho de 2022

O causo das Escrituras


Olha a lambança que o Gaucho fez com a história da Bíblia Sagrada.

Humor Bíblico Antigo

Este texto anônimo, foi encontrado escrito a ponta de faca no balcão de um bolicho, hoje Tapera-RS, no Passo do Elesbão, ‘Quinto Distrito de Cacequi’:

O causo das Escrituras