AULA N. 05 - 25/06/2014 - PROF. LIVIA - Fonoaudióloga
NESTA AULA, FORAM DESENVOLVIDOS SEIS MOMENTOS IMPORTANTES, COMO:
A- Discussão e tipos de locutores e apresentadores de Televisão;
B- Tipo de locução de rádio;
C- Locutores de AM e FM;
D- Exercício de comer um chocolate, fazer exercício e comer uma maça e fazer outro execício de fala e perceber a diferença entre as falas;
E- Trava língua e
F- Aplicação e técnicas de respiração.
saiba mais, abrindo a página
A) - PRIMEIRO MOMENTO DA AULA
Discussão sobre apresentadores de televisão, seus tipos e maneiras de comandar um programa televisivo:
LOCUTOR DE RÁDIO E APRESENTADOR DE TELEVISÃO. EXISTE DIFERENÇA?
Sem dúvida nenhuma, quem trabalha em rádio como locutor adquire uma grande oportunidade de desenvolver seus potenciais vocais, a eloqüência ao falar e a improvisação. Este último desenvolve habilidades comunicativas não somente durante a sua atuação, mas também em sua vida pessoal.
B) - SEGUNDO MOMENTO DA AULA
Tipo de locutores
LOCUTOR DE RÁDIO
É o profissional que você já está acostumado a ouvir quando liga o rádio. O locutor apresenta programas de música, notícias e esporte. É um profissional que precisa ter uma boa voz, não essencialmente grave, mas com uma boa dicção, articulação e pronúncia. Isto porque o microfone amplifica e define eventuais defeitos ou falhas na voz. Um locutor pode desempenhar seu trabalho em emissoras de FM (Frequência Modulada) ou AM (Amplitude Modulada). Conforme a emissora, o profissional pode falar de forma diferente, ou seja, no FM fala-se menos de uma maneira mais rápida e objetiva. Já no AM, como o locutor tem mais espaço para falar devido a menor quantidade de músicas executadas, é mais comunicativo e tem mais liberdade para improvisar o que falar.
LOCUÇÃO EM FM
É o profissional que desempenha sua função em emissoras de Frequência Modulada. Os estilos de comunicação no FM variam conforme o estilo da emissora. A locução no FM é direcionada a um público que tem suas preferências na programação musical e não no locutor em si. O grande destaque vai para a emissora e não para o apresentador.
LOCUÇÃO EM AM
Este locutor desempenha seu trabalho em emissoras de amplitude modulada. Igual no FM os estilos de locução também mudam conforme a emissora. A locução no AM exige do profissional de locução um maior preparo, pois ele fala bem mais do que no FM. Sua postura é mais próxima ao ouvinte. Seja numa emissora popular onde suas características seja o entretenimento ou numa rádio onde o jornalismo seja seu segmento, o locutor é mais próximo ao ouvinte. Por isso que você, ao ouvir o AM, vai observar profissionais mais maduros e experientes, pois é mais complexo o trabalho junto ao microfone.
LOCUÇÃO ESPORTIVA
É o locutor que narra partidas esportivas, faz comentários dos lances do jogo e entrevista jogadores e atletas.
LOCUÇÃO COMERCIAL
É o locutor que grava os comerciais que você ouve no rádio. É importante dizer que um locutor quando grava um comercial para uma rádio, utiliza-se de técnicas bem diferentes das que usa para apresentar seu programa no rádio. A locução vai exigir uma apresentação diferente da que usa para apresentar programas e notícias.
LOCUÇÃO EM NOTÍCIAS
Chamamos este profissional de Locutor Noticiarista, pois é ele quem lê e interpreta as notícias escritas por um redator. Sua voz deve passar credibilidade e segurança para os ouvintes.
LOCUÇÃO REPÓRTER
Este profissional se apresenta dentro de programas de notícias, reportagens gravadas ou ao vivo, geralmente com autoridades públicas, músicos, artistas, esportistas ou pessoas que sejam notícia. É importante salientar que um repórter na televisão precisa ser jornalista, no rádio apenas radialista.
LOCUÇÃO APRESENTADOR
Apresenta programas de auditório, documentários ou telejornais.
LOCUÇÃO ENTREVISTADOR
Apresenta programas de entrevistas, em forma de bate-papo.
Este ledo engano ocorre por conta de alguns fatores, dois deles são, a proliferação das rádios FMs e AMs por todo o Brasil a partir da década de 90 e as rádios comunitárias que surgiram a partir da década de 2000, quando da necessidade de se fazerem os programas, apareceram diversas pessoas não preparadas, o que acabou banalizando a profissão.
Um bom locutor de rádio vai muito além de ser um simples falante, ele deve ser um comunicador, alguém com uma responsabilidade que chega a falar para centenas, milhares ou milhões de pessoas ao mesmo tempo. Imagine por exemplo, um locutor da Rádio Globo AM de São Paulo que pode falar para um público imenso de ouvintes ao mesmo tempo.
Devido a essa responsabilidade, um locutor de rádio deve ser uma pessoa que pelo menos saiba inglês, espanhol, que tenha domínio da língua portuguesa, clareza ao falar, segurança, boa dicção e com interpretação para as diversas situações que se apresentarem.
Requisitos
Dicção
Ênfase
Interpretação
Técnica Vocal
Domínio do microfone
Técnicas de comunicação
Dicção
A dicção é fundamental a todo locutor de Rádio. Um locutor deve ter sua dicção em 100 % para se tornar compreensível. Uma fonoaudióloga fonoaudiologia pode lhe ajudar a ter uma dicção melhor.
Respiração
Quanto melhor um locutor respira mais ele tem condições de poder falar e se expressar por meio da sua comunicação. A respiração indicada para os locutores de rádio em geral é a respiração diafragmática. Para ter uma boa respiração depende de muito treino e técnica.
Ênfase
Muitos locutores imaginam e tem em mente que ênfase é gritar, pois quando se faz o ênfase, você realça as palavras. O ênfase bem feito está relacionado com a respiração e significa uma pausa dentro da sua fala. Para dar ênfase, basta apenas que você faça uma pausa em sua fala.
Interpretação
Quando você interpreta um texto dentro do rádio, você deve levar em consideração diversos fatores como o ritmo, as músicas, plástica da rádio, estilo do programa, sua voz e o objetivo do texto ou programa que você está fazendo.
A interpretação de um texto gravado por exemplo é diferente de um comercial ao vivo, que por sua vez é diferente da interepretação de um programa romântico. A quantidade de pausas de respiração que você faz dentro de um texto (ênfase), determina se este texto será rápido ou lento.
Técnicas Vocais e Técnicas de Comunicação
Quanto mais você usa sua voz de forma adequada, mais você tem uma técnica de comunicação apurada podendo por meio da diferenciação entre tom, timbre e ritmo modificar sua voz para interpretar, expressar-se ou fazer locução de forma que as pessoas possam entender você e consequentemente, você poderá fazer mais sucesso em rádio ou outros meios de comunicação que utilizam a voz voz humana.
Utilização da Voz
Um locutor ou comunicador, não se restringe apenas a trabalhar em Rádio, outros meios de comunicação onde um locutor pode trabalhar são: tv, web rádios, carros de som, sistema de som em porta de loja, estúdios de gravação de offs e vinhetas e muitos outros.
C) - TERCEIRO MOMENTO DA AULA
Locutores de FM e Locutores de AM
Diferenças entre AM e FM
O Conteúdo a seguir foi extraído do Livro
Como Criar, Produzir e Apresentar no Rádio
Cyro César - Editora Ibrasa - 2000
AM
Possui uma linguagem mais quente e mais próxima do ouvinte. Os programas produzidos para o AM buscam maior intimidade com o ouvinte. Falam mais perto do ouvido, para chegar mais rápido ao coração.
Embora as emissoras no AM também busquem a segmentação junto ao público ouvinte, é notória a preocupação com a cumplicidade e participação de quem ouve a rádio. Seja na notícia, na utilidade pública ou no entretenimento a linguagem do AM tem sua linguagem própria - mais extensiva e explicativa.
O produtor de um programa no AM vai preocupar-se mais com o preenchimento do tempo da programação com diálogos, conversas e a palavra do comunicador.
Sua tarefa é preencher um programa com 70% de comunicação e 30% com músicas, quando não eliminar as musicas, no caso de uma rádio news (rádio de notícias).
Encontramos comumente programas de caráter mais popular preenchendo as seguintes características:
a) Programas de entretenimento:
Ex.: Programa Eli Corrêa - Rádio Capital
b) Programas de prestação de serviços:
Ex.: Rádio Bandeirantes AM
c) Programas de informação de notícia:
Ex.: Rádio Jovem Pan AM
FM
Sua linguagem é mais direta e objetiva, visando buscar o ouvinte pela instanteneidade. O perfil do ouvinte do FM não é ligado a uma só emissora como no AM. O ouvinte do FM busca a música ao invés do diálogo.
É comum o ouvinte mudar de estação quando a emissora veicula seus comerciais ou quando o locutor começa a falar muito.
Embora muitas emissoras no FM procurem popularizar mais sua segmentação como no AM, dificilmente conseguem estabelecer a mesma fidelidade do ouvinte com a rádio.
No FM também está presente a segmentação do ouvinte com a programação, ou seja, uma emissora que toque somente samba terá a maioria de seus ouvintes adeptos ao gênero.
O FM apresenta ainda uma característica bem peculiar do AM, seus comunicadores segmentam também a forma de apresentar os programas.
Uma emissora que toque rock terá seus comunicadores inflexionando uma locução dentro da linguagem do público ouvinte.
Bem como outra emissora que já seja adepta do gênero sertanejo, terá seus comunicadores assumindo uma postura mais popular e regional.
Pelo menos é esta a técnica que se tem observado nos departamentos artísticos desde o meio dos anos 80, onde a segmentação começou a ser mais presente no FM.
A produção no FM, apresenta uma característica mais musical devido ao conteúdo da sua programação. Entre elas geralmente destacam-se:
a) Programas de variedades.
b) Programas informativos.
c) Programas de entrevistas
d) Programas de música.
AS CORES DO RÁDIO.
O rádio é um meio de comunicação puramente auditivo. É o que chamamos de meio cego. No entanto o rádio possui o poder de incitar a imaginação, de tal forma que, logo que o ouvinte ouve a voz do locutor, forma em sua mente a imagem de quem está falando.
Na TV, as imagens que vemos estão confinadas nas polegadas de sua tela. No rádio, as imagens que são criadas pela imaginação do ouvinte, não tem limites. Suas dimensões, cores, sabores, aparências, dependem da imaginação de cada ouvinte, e do poder interpretativo do locutor.
A grande diferença entre as imagens criadas pelo rádio, e as imagens exibidas na TV, é que o telespectador assiste as imagens que saem da televisão. No rádio as imagens brotam de dentro do ouvinte. No caso do walkman, as cenas acontecem literalmente dentro da cabeça do ouvinte.
ABERTURA DE UM PROGRAMA
Começar bem o dia, levantar com o pé direito, chegar para uma entrevista e causar uma boa impressão logo de cara. Tudo o que construímos, tudo o que realizamos com sucesso, tudo de melhor que conquistamos, depende essencialmente de um bom começo, de uma boa base. Para que um bom orador realize com êxito seu discurso, ele terá que caprichar na introdução. O teor das primeiras palavras e de vital importância para ganhar a atenção do público logo de início.
Caprichar na abertura do programa, é regra entre os bons locutores e é fator primordial para ganhar a audiência logo de começo. Realizar com sucesso a abertura de um programa proporcionará ao locutor um estado de satisfação, gerando tranqüilidade e segurança, durante todo o decorrer do programa.
CONSTRUINDO UMA BOA ABERTURA
Um bom locutor é acima de tudo um bom comunicador. Comunicar é transmitir mensagens através de diversas linguagens . Nos comunicamos por gestos, pela escrita, com sinais, mas principalmente através da fala que é de longe o meio de comunicação mais eficiente e mais utilizado pelo homem. A informação que será passada através da mensagem, ou seja o conteúdo da mensagem é fator vital para uma bem sucedida abertura.
A MENSAGEM DA ABERTURA
O que dizer na abertura do programa ?
Somente o necessário, mas o suficiente para transmitir sua mensagem, realizando uma boa comunicação e com isso uma perfeita abertura.
Separei por tópicos a mensagem que comporá nossa abertura.
1. Saudação incluindo a hora e data
2. nome da rádio e a sintonia.
3. nome do programa, conteúdo do programa.
4. Seu nome (locutor)
5. Convite a participar por tel. ou email, etc...
6.Anuncia a primeira música.
EX: Muito boa noite... hoje 29 de novembro agora são oito horas e dez minutos , Está é a rádio SENAC em 98,7... está entrando no ar mais um SENAC ESTILO, músicas de bom gosto para pessoas de bom gosto como você. Eu sou Pedro Aguiar e estaremos juntos até a meia noite, até lá você pode ligar e participar pelo 25825519...E começamos com boa música... TEARS IN HEAVEN (ERIC CLAPTON)
D) - QUARTO MOMENTO DA AULA
Exercicio de comer chocolate e comer maçã
O chocolate engrossam a saliva e dificultam a articulaçãodas palavras e a vibração das pregas vocais.
A maçã é recomendada, pois, são adstringentes, deixando a saliva mais fininha.
E) - QUINTO MOMENTO DA AULA
Trava lingua
"11 trava-línguas para melhorar a pronúncia"
Sabe aquele comercial de TV em que o Luciano Huck aparece falando frases que parecem impossíveis de serem ditas? Aquilo se chama trava-língua e é um ótimo exercício para falar corretamente.
A fonoaudióloga e professora da Universidade São Camilo Luciana Bertachini afirma que é possível aprender a articular bem as palavras com brincadeiras. "A mãe pode estimular os filhos na pronúncia correta ao ajudar a criança a colocar um nome difícil numa boneca, por exemplo. Outra maneira é cantar músicas com palavras que tenham bastante consoante", informa.
Essa dica impede, por exemplo, que você seja como o Cebolinha, personagem da Turma da Mônica que troca o "r" pelo "l", o que torna o jeito dele de falar "englaçado", porém errado.
E mesmo que alguns adultos achem um charme quando você troca uma letrinha por outra, saiba que esse erro pode lhe trazer problemas no futuro. Não seria no mínimo esquisito se seus pais falassem como alguém de cinco anos? Então, é bom corrigir eventuais falhas na pronúncia desde cedo.
Para treinar e ainda se divertir, separamos 11 trava-línguas:
- O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar.
- Em um ninho de mafagafos havia sete mafagafinhos; quem amafagafar mais mafagafinhos, bom amagafanhador será.
- O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem.
- O rato roeu a roupa do rei de Roma. Rainha raivosa rasgou o resto.
- Três tigres tristes para três pratos de trigo. Três pratos de trigo para três tigres tristes.
- O peito do pé de Pedro é preto. Quem disser que o peito do pé de Pedro é preto tem o peito do pé mais preto do que o peito do pé de Pedro.
- O doce perguntou pro doce qual é o doce mais doce que o doce de batata-doce. O doce respondeu pro doce que o doce mais doce que o doce de batata-doce é o doce de doce de batata-doce.
- Cinco bicas, cinco pipas, cinco bombas. Tira da boca da bica, bota na boca da bomba.
- A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha.
- A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.
- Pinga a pipa, pia o pinto, quanto mais a pipa pinga, mais o pinto pia.
F) - SEXTO MOMENTO DA AULA
Aplicação e técnicas de respiração
RESPIRAÇÃO E LOCUÇÃO
Observe a sua respiração. O que se mexe mais quando você respira: o peito ou a barriga? Se é a barriga, ótimo! Quer dizer que você está respirando fundo, levando ar novo a todos os minúsculos alvéolos que formam o tecido dos seus pulmões e retirando deles o gás carbônico que precisa ser eliminado.
Mas se é o peito que se mexe, você está respirando só com a parte de cima dos pulmões. A parte de baixo fica lá, estagnada, cheia de ar velho e de resíduos, prontinha para adoecer.
Além disso, é lógico que só entra a metade do oxigênio que deveria entrar. Isso obriga você a respirar em dobro para compensar.
E precisa de oxigênio? Ora, para misturar com carboidratos da comida, por exemplo, e fornecer combustível para as células. Carboidrato sozinho não funciona, oxigênio também não. Mas com uma grande diferença. A falta de 5% de oxigênio no corpo dá enjôo e tontura, a falta de l0% pode fazer você desmaiar e a falta de 30%, mata. O faquir fica 100 dias sem comer, sem respirar ele não fica.
RESPIRAR É AINDA MAIS IMPORTANTE QUE COMER.
Tanto é assim que respiramos sem querer. Tente parar para ver como é difícil – Viu?
Pois é. Tudo por causa daquela grande mágica da natureza que é o entra-e-sai. Inspira, entra; expira, sai; os dois movimentos têm a mesma importância. Quando não se deixa sair uma coisa, a outra não pode entrar.
Muitas das eliminações do corpo acontecem através da expiração, como por exemplo, as toxinas das gorduras superaquecidas dos alimentos que comemos.
Respira fundo, dizemos a nós mesmos quando queremos coragem. E como a respiração galopa ou fica presa quando vem o medo. Pela respiração, conhecemos o sono de alguém – lenta e profunda, a pessoa está calma; ofegante e sem ritmo, algo incomoda. O fazemos quando queremos passar despercebidos? Prendemos a respiração. Quando aguardamos uma resposta importante, também. E assim que a coisa se resolve, respiramos aliviados.
HÁ TRÊS ASPECTOS BÁSICOS NA RESPIRAÇÃO: RITMO, PROFUNDIDADE E DURAÇÃO
A RESPIRAÇÃO LENTA, ACALMA. Deixa a pessoa pacífica e compreensiva, produz clareza de pensamento. Ajuda a desenvolver uma percepção mais ampla de todos os fenômenos, aprofunda o auto-conhecimento e a consciência universal. Diminui o ritmo das atividades biológicas e a temperatura tende a baixar.
A RESPIRAÇÃO RÁPIDA, EXCITA, produzindo um estado mental instável. A pessoa muda de emoções bruscamente e tem reações inesperadas de ataques e defesa. Torna-se mais subjetiva e egocêntrica, vê mais os detalhes que o todo, fica mesquinha.
A RESPIRAÇÃO PROFUNDA GERA HARMONIA entre todas as funções do corpo. Com isso, há mais satisfação, estabilidade emocional, confiança e capacidade de expressão. Facilita a meditação e o sentimento amoroso.
A RESPIRAÇÃO SUPERFICIAL GERA CARÊNCIA, já que não supre as necessidades orgânicas de oxigênio. Isso se reflete no estado emocional. A pessoa fica medrosa, volúvel, insegura, ruim de memória e de intuição. A angústia tem muito a ver com isso.
A RESPIRAÇÃO LOGA (profunda) DÁ PODER DE CONCENTRAÇÃO e sintoniza as pessoas com o ritmo do universo; traz paciência, calma, tolerância, desenvolve uma visão das coisas e a consciência do aqui e agora. A memória e a visão do futuro se tornam mais extensas e claras.
A RESPIRAÇÃO CURTA É DISPERSIVA. Traz impaciência, cria um ritmo irregular; as pessoas mudam muito de idéia, tendem à intolerância e ao mau humor. Custa a se adaptar aos ambientes, vive sempre em conflito e se apega mais aos detalhes que ao todo.
Sem muito esforço, é possível concluir que uma respiração longa, lenta e profunda pode criar dentro de cada um de nós um oásis particular de harmonia, paz e saúde. É utilizada em qualquer hora, situação e lugar, por qualquer pessoa.
A RESPIRAÇÃO É A SUA ARMA. COM ELA, VOCÊ DOMINA A SUA ENERGIA VITAL.
LOCUÇÃO
Exercícios Práticos para iniciar a locução
Relaxamento
- Circular a cabeça para a Direita e para a esquerda
- Circular a cabeça para os lados, para cima e para baixo
- Fazer caretas procurando utilizar todos os músculos do rosto
- Articular A/E/I/O/U, forçando o diafragma e anasalando as expressões.
Sibilação
Execute estas sílabas
Zi - Si - Fi - Chi - Vi - Gui - Qui - Z - S - F - C - V
Para articulação dos RR
Bar - Mur - Per - Vur - Der - Xar - Cor -Ter - Quer - Dru - Cro - Vri - Fra - Tre - Terê - Fará - Viri - Coro - Duru.
Exercício para relaxamento
De forma suave, com baixa intensidade.
ME - TRÚ - VÊ - JÊ - QUE - GUE - ZÊ - BRÊ
Limpeza das cordas vocais e Fono-Articulação
"O mameluco maluco e melancólico meditava e a megera megalocéfala macabra e maquiavélica mastigava mostarda na maloca, minguadas e míseras miavam na moagem mas mitigavam mais e mais as meninas".
Para leitura lenta
"E há nevoentos desencantos dos encantos dos pensamentos nos santos lentos dos recantos bentos, dos cantos dos conventos. Prantos de intentos, lentos tantos que encantam os atentos ventos."
Cuidados com a voz
Períodos curtos de rouquidão em adultos, geralmente, não são motivos de maiores preocupações. Costumam aparecer por causa de gripes que atingem a laringe onde estão localizadas as cordas vocais.
Dificuldades emocionais também podem estar por trás dos sintomas. A associação entre agressões físicas causadas pelo cigarro, alergias, infecções e o uso inadequado da voz é de fato o agente causador de boa parte dos problemas das cordas vocais.
A ansiedade aumenta a tensão muscular e modifica a postura. O paciente tende a não relaxar o corpo para a respiração diafragmática, a forçar a voz na garganta e até agitar sem motivo.
O tratamento destes casos conjuga exercícios de fono, técnicas de relaxamento e diminuição de ansiedade.
Em situações estressantes, as pessoas podem perder completamente a voz.
Lembretes para uma boa locução
1 - Exercite sua leitura e interpretação. Leia tudo o que lhe cair nas mãos, bula de remédio, receita culinária, livros, anúncios comerciais de revistas, etc. O leitor habitual não costuma cair em armadilhas de palavras ou termos usados com pouca freqüência.
2 - Nunca é demais ter conhecimentos mínimos de regras gramaticais e cultuar um vocabulário razoável. Um vocabulário extenso e versátil é de fato um pré-requisito para eficiência da comunicação.
3 - É bom evitar expressões complicadas, pois soará como pedantismo da sua parte e pode perturbar o fluxo da mensagem que se está transmitindo.
4 - O entusiasmo em demasia pode ridicularizar a locução.
5 - É sempre necessário manter-se bem informado sobre os acontecimentos importantes que ocorrem no mundo. Ter conhecimento prévio das notícias permite que se faça comentários pertinentes com lógica e conteúdo.
6 - Se não houver "script" (roteiro do programa), faça um esquema prévio, principalmente se o assunto envolver nomes, datas, locais, números e relações em geral.
7 - Evite as "abobrinhas", pois elas desvalorizam qualquer trabalho.
8 - O ideal é que o locutor participe da redação do texto que irá ler (interpretar), pois assim facilitará a interpretação na leitura durante a locução.
9 - Seja claro e acessível. Não enrole seu ouvinte com palavras que nem todos possam entender.
Improvisação
Há casos em que o locutor pode se deparar com situações em que tenha que fazer uso de improvisações, que se não forem realizadas com segurança, podem causar alguns embaraços.
A improvisação pode seguir dois caminhos distintos: aquela que é produzida, prevista com efeitos especiais e aí nem é considerada tanto uma improvisação na acepção do termo porque tem um roteiro que se aproxima da descontração e pode até incluir comentários musicais.
A verdadeira improvisação é espontânea, surge a partir de lapsos técnicos, jornalísticos ou na própria programação. É quando você se vê na contingência de falar para que a transmissão retorne ao seu curso e siga normalmente. É a oportunidade de se exercitar o raciocínio e falar a coisa certa em momentos críticos.
Lembretes ao entrar no ar
1 - Relaxe. Procure descontrair-se. Acredite no seu trabalho e capacidade de realizá-lo.
2 - Leia o texto antes, quantas vezes achar necessário, até se sentir seguro.
3 - Não confunda pressa com ritmo ou entusiasmo.
4 - Ler com calma dá a impressão de que você está falando de improviso e ajuda a alcançar uma identificação com os ouvintes. Procure explorar esta faceta.
5 - Lembre-se que as pontuações gramaticais correspondem às pontuações de expressão vocal. Por outro lado, a voz humana é cheia de matizes e expressa uma extensa gama de emoções impossíveis de serem registradas graficamente. A pontuação gramatical, por exemplo, é recente na história da língua.
6 - Procure adotar o ponto de interrogação também no princípio da frase ao elaborar o texto (como na língua espanhola). Isto facilitará a interpretação na hora da locução.
7 - Procure otimizar o ar respirado. Procure terminar as frases com a reserva deste ar.
8 - A expressão mais agradável será obtida com apuro auditivo e sensibilidade. Isto permitirá acertar a modulação da voz em consonância com o significado do texto.
9 - Preste bastante atenção com as pausas de Ponto (.), Ponto Final(.), Virgula (,), Dois Pontos (:) e Reticências (...). A observação dessas premissas vai também ajudar no controle da respiração, bem como nas tomadas de ar e expirações durante a leitura.
10 - A respiração deve ser suave e silenciosa. A respiração, assim como a postura, deve conduzi-lo a uma posição de harmonia adequada às exigências inerentes ao trabalho que se está realizando. Assim, como afirma Marília Telles, "...A comunicação no rádio se faz pela menor fração da linguagem que é o som, que é algo complexo. Costuma-se dizer que não se deve respirar pela boca, o que tem sua razão de ser, pelo fato do nariz ter elementos que filtram e regulam a temperatura do ar que respiramos, mas quando o locutor estiver em ação, provavelmente fará algumas tomadas de ar pela boca, para não truncar uma frase qualquer e assim prejudicar o sentido emocional do pensamento."
11 - Articule bem as palavras para se tornarem bem audíveis, principalmente no início e no fim das frases.
12 - Mantenha a mesma entonação do princípio ao fim.
13 - Capte a mensagem e transmita isso.
14 - Ao realizar a locução, não leia de forma automática. Ponha a sua locução em tom de conversa.
15 - No decorrer de sua locução, evite tossir, espirrar, pigarrear. Se tiver que fazê-lo, faça antes ou depois da transmissão. Nos estúdios instalados de maneira adequada, possuem um interruptor de linha de microfone instalado na mesa de locução, onde o locutor nesses casos interrompe temporariamente sua linha.
16 - Não batuque na mesa. Não vire as folhas de lauda atabalhoadamente. Os microfones de hoje são muito sensíveis e poderão registrar todos esses ruídos indesejáveis. Se por acaso isso ocorrer, procure agir naturalmente.
17 - Procure tratar as demais emissoras (inclusive as grandes) com dignidade diante dos seus ouvintes, mesmo sabendo que elas oferecem concorrência e resistência a nossa atuação.
18 - Fique sempre atento aos sinais do operador. Em muitas situações, o técnico de som precisará comunicar-se e o fará através de sinais que deverão ser padronizados entre os colegas.
DEVERES DO LOCUTOR
1 - Se você for iniciante, precisa aprender antes de tudo a ouvir. Se adotar esse comportamento desde o início, aprimorará o seu padrão profissional a cada desempenho. Ser um bom ouvinte significa prestar atenção no rádio e na TV, observando e analisando o conteúdo da programação na forma como é colocada a mensagem no veículo. Na maioria das vezes, ouvimos o rádio e a TV de maneira passiva e sem análise do que estamos escutando e vendo de fato. O bom locutor, radialista ou comunicador, observa os meios de comunicação com olhos e ouvidos críticos a todo momento. Por um lado, ele se protege das armadilhas subliminares da comunicação. Por outro, ele aprende a comunicar-se avaliando o trabalho dos "colegas".
2 - É preciso estar informado de tudo o que for possível. O apresentador, produtor ou radialista está com a responsabilidade da informação correta cada vez que pegar no microfone. Não podemos correr o risco de passar informações incorretas, duvidosas ou inconsistentes. O ouvinte normalmente acredita no seu discurso, mas poderá decepcionar-se com o programa ou a rádio, caso perceba "insegurança" na sua informação.
3 - Durante o trabalho, concentre-se. Evite distrair-se com a música que está tocando. Preste atenção no que está acontecendo no programa. Lembre-se que quem deve curtir é o ouvinte. O apresentador está trabalhando e deve encarar os acontecimentos do programa como tal. Devemos animar o programa, sem perder o controle e a atenção do que estamos fazendo.
4 - Procure aproveitar o tempo de exibição das músicas para preparar-se aos próximos blocos de locução ou operação.
5 - O bom apresentador deve identificar as reais importâncias em relação às atividades desenvolvidas por ele frente ao programa ou à emissora da qual faz parte.
6 - Identifique-se com o ouvinte e não o inverso. Procure dar ao ouvinte um clima de confiança e amizade. Fale a língua de seu ouvinte. Conquiste-o para sua audiência. Só assim, você poderá obter o prestígio necessário para passar a mensagem.
TIPOS DE LOCUÇÃO
NARRADOR - É aquele que está sentindo. Se emociona com o texto. Acima de tudo interpreta o papel, sendo ele quase um ator.
APRESENTADOR - É o que comanda as atrações do programa, faz o trabalho de "âncora". Dá informações diversas e necessárias ao andamento do programa.
ESPORTIVO - É geralmente vibrante, espontâneo e improvisador.
ENTREVISTADOR - É o que expõe, narra fatos, faz entrevistas e pesquisa acontecimentos através de perguntas que dirige com os personagens da matéria.
NOTICIARISTA - Lê as notícias cujos textos são preparados e revisados pela redação do programa ou da rádio. Usa a ênfase, a sobriedade e a seriedade.
APRESENTADOR PUBLICITÁRIO - É antes de tudo um ator. Interpreta, encena e dá a entonação necessária à peça publicitária.
LOCUÇÃO COM ACENTUAÇÃO - É a locução que consegue acompanhar o ritmo da música que tem de fundo. Geralmente é usada para anunciar músicas em programas desse estilo.
LOCUÇÃO COM ASSIMILAÇÃO - Usada em locuções esportivas, leilões, etc., numa fala mais rápida, acaba-se aproveitando o tom e o ritmo da locução para se entender a mensagem, mesmo que tenha perdido a compreensão de uma ou outra palavra (Vide locução de futebol em rádio).
LOCUÇÃO COM ELISÃO (supressão da vogal final) - É a correta postura da voz em relação às palavras. É a adequada combinação dos sons dentro das frases. É feita através da colocação justa da entonação das palavras chaves nas frases. Visa tornar a fala mais agradável, melodiosa, rítmica e fluente.
LOCUÇÃO A DOIS - A locução a dois é ideal. Fica muito mais atraente quando feita por duas vozes contrastantes (masculina e feminina).
Fonte – Rede Brasil de Comunicação Cidadã – www.rbc.org.br/art.locucao.htm
Artigo de Marcelo Ferreira
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