AULA N. 06 - RESSONÂNCIA E PROJEÇÃO VOCAL
01-07-2014 - TERÇA FEIRA - PROFESSORA LÍVIA - FONODIOLOGA
A AULA NESTE DIA, SERA COMPOSTA POR SEIS MOMENTOS, A SABER:
1a - realizar uma pesquisa sobre saúde vocal (o que é bom e o que é ruim para voz) fizemos a conversa anteriormente em sala de aula, e
1b - segunda parte dessa atividade é fazer uma redação a mão de pesquisas realizada pra ser entregue na próxima semana;
2 - atividade: realizar a gravação simples de uma pessoa, ou vídeo do youtube, em que ela esteja falando ou fazendo uma declamação de poesia, dar um oi pra classe o texto que quiser. Trazer a foto da mesma, porque o objetivo dessa atividade e a gente tentar descobrir o perfil físico, idade, sexo somente pela voz pra depois ser revelada a imagem. Ou seja, vamos colar em prática a impressão que a voz nos transmite (psicodinâmica vocal).
3 - Exercício de relaxamento físico e mental, através de uma prática de recompor nosso estado emocional. Isso é justificado quando de um estres na locução devido a variação de mensagens levada ao ouvinte, utilizando dai a respiração, a instrospecção vocal através de exercícios facial, labial e de troca de energias, levando ao locutor o seu retorno e retomada da sequência do programa levado ao ar.
3 - Tipos de Voz
4 - Exercício Vocal
Neste momento, realizaremos uma das prática já ensinada sobre a exercício vocal, relaxamento vocal, trava língua e salmodiar de frases sugeridas pelos próprios alunos.
O porque disso: Acostumar a colocar a voz em um tom normal e pronta para qualquer tipo de locução, seja ela emotiva ou não, romântica, agressiva ou melodiosa, subjetiva a qualquer eventos que exija uma interpretação cujo texto nos apresenta, bastando para isso a escolha da entonação conforme ao texto a ser aplicado.
5 - Relaxamento físico e mental
6 - Trava Língua
DESENVOLVIMENTO DA AULA.
1a - Pesquisa
Quem já não foi aconselhado por amigo ou parente a tomar um chá, chupar uma pastilha, ou se servir de um spray mágico para aliviar dor de garganta ou voz rouca?
Inúmeros artifícios espantosos já foram utilizados na tentativa de curar possíveis distúrbios da garganta. Suco de caranguejo, de alho, de urtiga, óleos diversos, miolo de pão – utilizado por cantor antes de uma apresentação, sob pretexto de "abrir a garganta" – até urina de vaca sagrada, no caso dos indianos, foram receitados com base na crendice popular.
Antes de utilizar supostos remédios para males que afligem a voz, é importante compreender quais são os inimigos da boa voz, os hábitos nocivos que prejudicam as pregas vocais e podem danificar seus delicados tecidos.
Saúde vocal é um termo amplo, relacionado com procedimentos necessários à conservação e longevidade da voz. As normas básicas de saúde vocal são praticamente desconhecidas da população. Atualmente, além de intensamente estudadas, vêm sendo aprimoradas pelos fonoaudiólogos. Cantores, atores, jornalistas, professores, padres, oradores e outros profissionais podem, por meio dessas orientações, identificar e corrigir eventuais danos e aprender regras práticas para utilizar a voz com menos esforço e maior rendimento.
O profissional da voz deve usar pastilhas, sprays, balas de hortelã ou gengibre para manter a voz saudável? Não.
Esses recursos possuem, na maioria das vezes, efeito anestésico que mascara a dor na garganta, dando sensação de falsa melhora. Podem ser irritantes, prejudicando ainda mais o estado das mucosas. A viscosidade e a quantidade da saliva também são alteradas. Antes do uso da voz, é recomendável que o profissional coma maçã ou salsão, pois são adstringentes (deixam a saliva "fina").
É válida a combinação de mel e limão ou de vinagre e sal? Tais misturas devem ser evitadas. Sabe-se que o mel faz bem para a saúde em geral, mas antes do canto, do uso da voz, causa espessamento das secreções. O limão e o vinagre ressecam as mucosas. Não devem ser usados com objetivos vocais. Entretanto, gargarejo com 1 copo de água morna e 1 pitada de sal pode auxiliar "o calor dilata os vasos e o sal tem efeito antisséptico".
Café e chá preto fazem mal à voz? Essas bebidas contém cafeína, que estimula o refluxo gastroesofágico (passagem do suco gástrico para o esôfago). Para algumas pessoas, pode ocorrer, além disso, o refluxo faríngolaríngeo: subida do suco gástrico à laringe e pregas vocais. O suco gástrico é altamente irritativo e produz lesões na delicada mucosa das pregas vocais e das estruturas da laringe. O café descafeinado pode ser um bom substituto, porém alguns
indivíduos reagem negativamente a ele, devido à sua maior acidez. O chá preto pode ser substituído por chá de frutas ou de flores, como maçã, camomila ou rosas.
Existem esportes que favorecem produção vocal mais do que outros? Atividade esportiva é sempre recomendada para a saúde geral do corpo e para uma produção vocal de maior resistência. A natação e a caminhada ajudam a melhorar a respiração. Exercícios de alongamento e ioga são bons para aumento da flexibilidade e diminuição de tensão. Estudos recentes mostram que não há esportes prejudiciais à produção vocal. Apenas os exercícios não devem ser realizados conjuntamente à fala e vocalização, pois ocorrerá uma sobrecarga do aparelho fonador.
Faz bem beber conhaque ou gargarejar com uísque antes de cantar? Não. É evidente que, sob o efeito do álcool, inicialmente o indivíduo se sente mais descontraído, e a laringe, levemente anestesiada. Assim, o esforço feito para cantar não é percebido, e o cantor pode erroneamente crer que está cantando melhor. Por isso, acaba cometendo abusos vocais cujas consequências (ardor, queimação, sensação de "bolo" na garganta e voz rouca) só perceberá, passado o efeito do álcool. Dependendo ainda da dose ingerida, poderá perder o controle fino da afinação, do volume
de voz, emitindo articulação imprecisa e voz pastosa, além de provocar ressecamento da mucosa e estímulo do refluxo gastroesofágico.
Como deve ser a alimentação do profissional da voz? Equilibrada e basicamente protéica para dar força e vigor ao tônus muscular. Alimentos pesados, muito condimentados e refrigerantes dificultam a digestão e a movimentação livre do diafragma. Verduras e frutas bem mastigadas soltam a musculatura da mandíbula deixando-a flexível e melhorando a dicção. Antes de cantar não se deve ingerir chocolate, leite e seus derivados, pois aumentam a formação de secreção, prejudicando a ressonância e produzindo pigarro. * Maça, cenoura e morango ajudam a diminuir a secreção deixando a saliva menos espessa facilitando a emissão e a ressonância.
Alimento ou bebida gelada faz mal? Alimentos e bebidas muito gelados podem ser nocivos, pois, em indivíduos predispostos, provocam choque térmico, causando uma descarga imediata de muco e edema das pregas vocais.
Desta forma, antes de deglutir sorvetes ou líquidos gelados, é conveniente mantê-los na boca por alguns segundos.
É certo pigarrear para tirar a secreção da garganta? Não, porque, na tentativa de expelir a secreção, raspa-se uma prega vocal contra outra, causando irritação da mucosa e descamação do tecido. O mais adequado é a hidratação (ingestão de 7 a 8 copos de água por dia): a secreção tornar-se-á menos viscosa e automaticamente diminuirá a vontade de pigarrear. (Boa hidratação garante também melhor vibração das pregas vocais e, em conseqüência, melhor timbre de voz.) Outra dica é inspirar profundamente pelo nariz e deglutir logo em seguida.
Antes de acatar qualquer receita popular sobre como melhorar a voz, convém refletir:
1) Quem indicou tal procedimento?
2) Que sensação provoca a prática dessa receita?
3) Que mudanças ela traz à rotina de quem usa?
4) Que conhecimento seguro existe sobre a causa da melhora obtida, se é que houve?
Para evitar surpresas desagradáveis, desaconselha-se fazer tais testes antes de apresentação ou uso da voz.
Problemas de voz podem colocar em risco a profissão de uma pessoa, mas são facilmente tratáveis quando correta e precocemente identificados. Quem está descontente com sua voz pode melhorá-la com tratamento e/ou treinamento por um fonoaudiólogo especialista na área da voz.
1b - Redação
A redação ( 6 páginas) em forma de redação e com a minha própria caligrafia.
Porque isso?
a) - assimilar mais o que foi pesquisado através de três ou mais material na internet (blogs, site, wikipédia, etc.)
b) - redigindo o que foi pesquisado, a assimilação será mais assimilada e fácil de memorizar.
c) - quando se tem três ou mais material em que resumimos estas matérias, a compreensão se tornará mais fácil da compreensão.
d) - isso acontece quando você está numa rádio e recebe uma incumbência de transmitir tal notícia. Você corre para a internet e pesquisa o assunto. Na falta de uma impressora, você faz um apanhado geral do assunto e coloca no papel. Em se colocando no papel, você esta gravando na memória duplamente, pois quando se escreve, nosso cérebro faz uma dupla memorização do assunto.
2 - O que é Psicodinâmica Vocal?
A Psicodinâmica Vocal é o padrão de voz de uma pessoa num determinado momento, ou a característica predominante de sua voz (perfil de voz). Ela está relacionada ao seguinte pensamento: “Ouça esta voz, não parece que a pessoa está cansada?” ou “A voz daquela senhora me transmite calma, já a de sua irmã, me deixa agitado!”
Portanto, a psicodinâmica vocal é o processo de leitura da voz e dos efeitos dessa voz pelos ouvintes. É importante lembrar que as impressões transmitidas por um tipo de voz devem ser sempre analisadas de acordo com a cultura a que um indivíduo pertence. Além disso, as características vocais nunca devem ser analisadas isoladamente, mas sim em conjunto e de acordo com o contexto em que acontecem.
LOCUÇÃO DA VOZ DE:
CESAR AUGUSTO VITTI
" Oi pessoal do curso de rádio, tudo bem com vocês?
Espero em breve estar ouvindo vocês na rádio e principalmente nosso "Jairzão" aqui, com muito louvor. Abraços a todos ai. "
2a - Comentários e Impressões sobre o vídeo oculto
2b - Apresentar vídeo Oculto
2c - Apresentar o Vídeo com imagem e áudio
3 - Tipos de Voz
A voz nunca deve ser avaliada isoladamente, devemos considerar também os fatores hereditários, de saúde geral, natureza psicológica, nível sócio econômico cultural do indivíduo.
VOZ ROUCA: é a manisfestação vocal mais comum, de qualidade ruidosa, indica irregularidade de vibração das pregas vocais. A frequencia e intensidade estão diminuídas. Geralmente está relacionada a lesões orgânicas e quadros organo-funcionais; como vasodilatação, edema, presença de massa de característica flácida, como nódulos ou pólipos. Voz típica das gripes.
VOZ ÁSPERA: o que chama mais atenção nesta voz é a característica desagradável da emissão. O esforço para falar é visível, e exsitem ataques vocais bruscos. Voz típica de rigidez da mucosa, como nas leucoplasisas, retrações cicatriciais. Exsite pouca mucosa à vibração.Pela situação de rigidez , a frequencia fundamental é aguda.
VOZ SOPROSA: presença de ar não sonorizado, ruido à fonação. A falta de coaptação das pregas vocais, mostra o fluxo contínuo de ar passando pela glote. É típica de intensidade baixa e frequncia grave, mas é compensando com o esforço para reduzir o escape de ar, portanto podemos encontrar forte intensidade. Apresenta-se em quadros de fadiga vocal, disfonias hipocinéticas, paralisiade prega vocal entre outros.
VOZ SUSSURRADA: é o extremo da voz soprosa, onde nenhuma parte do ar é modulada pela glote. Podemos observar presença de fenda paralela. Mucosa rígida.
VOZ FLUIDA: é um estágio intermediário entre a voz neutra e soprosa. Auditivamente percebemos uma emissão agradável, com frequencia fundamental grave, laringe baixa, e amplo movimento de mucosa. Voz de locução comercial, é encontrada em edema de mucosa.
VOZ GUTURAL: emissão tensa com abafamento de harmônicos, predomínio da ressonância latingofaríngea.
VOZ COMPRIMIDA: contração exagerada que pode envolver vestíbulo laríngeo antero-posterior. A vibração da mucosa é pouco extensa, ataques vocais bruscos estão presentes, alto índice de pressão subglótica.
VOZ TENSA ESTRANGULADA: pouca quantidade de ar transglótico, quebra de frequencia e sonoridade, tensão de todo o trato vocal. A incoordenação pneunofonoarticulatória é evidente.
VOZ BITONAL: caracterizada por dois diferentes sons, com frequencia , intensidade e qualidade vocal diversas. Desnivelamento das pregas vocais no plano horizontal, ou de diferença de tensão, massa ou tamanho.
VOZ DIPLOFÔNICA: semelhante a voz bitonal, porém sem desnivelamento das pregas vocais.
VOZ POLIFÔNICA: irregularidade na qualidade vocal, encontra-se rouquidão soprosidade, aspereza, com compromentimento severo na fonte glótica.
VOZ MONOTONA: caracterizada pela monoaultura, monointensidade, associada a gama tonal, inflexões e tessitura diminuida.
VOZ TREMULA: variações acentuadas de frequencia fundamental, produzindo sensação de instabilidade à emissão.
VOZ PASTOSA: diminuição da ressonância orofaríngea, como se o paciente tivesse uma batata na boca.
VOZ BRANCA OU DESTIMBRADA: diminuição das características melódicas, voz com poucos harmônicos, tom grave e gama tonal restrita. Características de timidez e introversão.
VOZ CREPITANTE: caracterizada por tom grave, pequena intensidade, grande aperiodicidade, e alringe com pregas vocais grossas e encurtadas.
VOZ INFANTILIZADA: tom agudo, elevação da laringe, anteriorização da língua, articulação distorcida.
VOZ FEMINILIZADA: aprsenta um tom agudo superior a faixa masculina (entre 149 e 150 hz), e na tessitura feminina, acima de 150 hz.
VOZ VIRILIZADA: apresenta tom grave, é encontrada em mulheres com grande edemas de prega vocal
VOZ PRESBIFONICA: falta sustentação de frequencia, intensidade e qualidade de emissão. Observada em indivíduos idosos, sendo mais comum no sexo masculino.
VOZ HIPERNASAL: uso excessivo da cavidade nasal, também chamado de rinolalia aberta, a produção glótica é normal, neste caso o som é modificado na cavidade de ressonância. Típico de fissuras lábio palatinas.
VOZ HIPONASAL: diminuição do componente nasal, normalmente esperado na fala. Os pacients com essa característica tendem a substituir as consoantes M - N - NH por B - D - G ,como quando estamos resfriados. Também chamando de rinolalia fechada. Voz com qualidade abafada e sem riqueza de harmônicos.
VOZ NASAL MISTA: qualidade vocal resultante de insufuciencia velar, associada a obstrução nasal.
FONTE: pt.shvoong.com
4 - Exercícios vocal
Articulação dos Sons:
Emitir sons prolongados as sequências de vogais, exagerando a articulação:
ã e i õ u
i...u
a...u
a...e...i..o...u...o...i...e...a
a...ã...a...ã...a...ã...a...ã
o...i...o...i...o....i....o...i..
pa ba ma pa ba ma pa ba ma....
pe be me pe be me pe be me...
ta da na ta da na ta da na...
ca ga nha ca ga nha ca ga nha...
que gue nhe que gue nhe....
la ra rra la ra rra la ra rra...
va za ja va za ja va za ja...
tele tele tele tele tele tele tele tele
tili tili tili tili tili tili tili tili tili
dolo dolo dolo dolo dolo dolo
tere tere tere tere tere tere tere
turu turu turu turu turu turu turu
dara dara dara dara dara dara
diri diri diri diri diri diri diri diri
seze seze seze seze seze seze
zusu zusu zusu zusu zusu zusu
fava fava fava fava fava fava fava
fovo fovo fovo fovo fovo fovo
cheje cheje cheje cheje cheje
chuju chuju chuju chuju chuju
para para para para para para
bere bere bere bere bere bere
pra tra cra pra tra ca
bre dre gre bre dre gre
fri vri fri vri fri vri fri vri fri
fru vru fru vru fru vru
pra pre pri pro pru
bra bre bri bro bru
cra cre cri cro cru
gra gre gri gro gru
fra fre fri fro fru
tra tre tri tro tru
dra dre dri dro dru
pala pala pala pala pala
bili bili bili bili bili bili bili
tolo tolo tolo tolo tolo
dulu dulu dulu dulu dulu
quele quele quele quele
guili guili guili guili guili
vele vele vele vele vele
bla ble bli blo blu
tla tle tli tlo tlu
pla ple pli plo plu
cla cle cli clo clu
dla dle dli dlo dlu
pla tla cla pla tla cla
ble dle gle ble dle gle
gl gle gli glo glu
pra pré pri pró pru
miau miau miau miau miau
pus pus pus pus pus pus
treco treco treco treco treco
birimbau bao bao birimbau bao bao birimbau bao bao
birimbum bum bum birimbum bum bum birimbum bum bum
birimbé bé bé birimbé bé bé birimbé bé bé birimbé bé bé
birimbi bi bi birimbi bi bi birimbi bi bi birimbi bi bi birimbi bi bi
bimrimbu bu bu bimrimbu bu bu bimrimbu bu bu bimrimbu bu bu
prego prego pregado prego prego pregado prego prego pregado prego prego pregado
piuiu piuiu piuiu piuiu piuiu piuiu piuiu piuiu piuiu piuiu
tchique tchique tchique bão tchique tchique tchique bão tchique tchique tchique bão tchique tchique tchique bão
5 - Relaxamento físico e mental
A ausência de tensão muscular - o relaxamento, em sentido restrito, constitui um típico processo psicofisiológico de carácter interactivo, em que o fisiológico e o psicológico não são simples correlatos um do outro, mas ambos interagem, sendo partes integrantes do processo, como causa e como produto. Na prática, trata-se de fazer perceber ao cliente as suas impressões sensoriais, das mais simples às mais complexas, como sejam o tacto, a audição e até as mais sofisticadas como a respiração e depois o controlo de imagens mentais (Turpin,1989).
É uma forma de atividade psicomotora na qual se objetiva a redução das tensões psíquicas, levando à descontração muscular. O relaxamento proporciona melhor conhecimento do esquema corporal, melhor estruturação espaço-temporal e equilíbrio, contração e descontração. É a noção de tenso, relaxado, duro, mole, e a criança transpõe essas noções para seu próprio corpo.
O relaxamento é considerado o contrário de tonicidade e contração e procura ocasionar uma regulação dos ritmos orgânicos (respiração, circulação etc.). Sua finalidade básica é o afinamento, valorizando a integração conscientizada dos diferentes estados tensionais e promovendo progressivamente a unificação psicossomática. Pretende atingir um estado de repouso e de calma interior, proporcionando uma integração da corporalidade.
O relaxamento não é possível senão a partir de um certo nível mental. Na recuperação de deficientes mentais, segundo Vayer (1984), o relaxamento não é um meio, mas um fim.
O primeiro relaxamento aplicado em um individuo deverá ser de:
tomada de consciência;
noção de imobilidade;
desenvolvimento da faculdade de inibição ou seja, controle tensão – relaxamento.
É necessário, por isso, que o relaxamento global preceda ao segmentário. O relaxamento global permite a obtenção de descondicionamento, ou seja, o esquecimento das atitudes e dos movimentos do cotidiano. O relaxamento segmentar, devidamente interiorizado, permite a progressiva percepção e controle das diferentes partes do corpo, a diminuição da rigidez e tensão musculares dos segmentos em relação ao tronco.
Reduzindo e equilibrando progressivamente as tensões, o relaxamento associado ao controle respiratório favorece o equilíbrio emocional e a disposição mental.
Prática
Três técnicas de relaxamento muito difundidas e comprovadas empiricamente são:
o treinamento autógeno de Schulz;
a relaxação muscular progressiva de Jacobson;
os métodos de biofeedback.
Exercício de relaxamento profundo extraído do livro "Meditanto com Brian Weiss", de Brian Weiss. O dublador é Márcio Seixas (também conhecido como o Batman nos desenhos do próprio e da Liga da Justiça). Recomendo que você o escute pela primeira vez com os olhos abertos para "sentir" do que se trata. Depois, caso ele tenha te agradado, feche os olhos e apenas se permita passar pelos 27 minutos de relaxamento que o exercício propõe.
Não é hipnose, é relaxamento profundo. Você terá plena consciência do que está ocorrendo (na hipnose, você literalmente "apaga" e o hipnotizador decide se você se lembrará ou não do que ocorreu).
Escolha um local e um horário onde você não será incomodado(a) durante os 27 minutos de duração do exercício. Fique com os olhos fechados e, se desejar, faça-o deitado(a) (se bem que aí você corre o sério risco de dormir) ou sentado(a) confortavelmente numa cadeira com os dois pés nos chão e as duas mãos sobre suas coxas. Eu costumo fazê-lo deitado e geralmente caio no sono. Às vezes é um sono consciente, às vezes não, mas eu sempre acordo perto do final, quando ele pede para acordarmos.
Para saber mais:
Pequena Biografia Brian Weiss (wikipedia): http://pt.wikipedia.org/wiki/Brian_Weiss (*)
(*) - Brian Leslie Weiss, M.D. (Nova York, 6 de novembro de 1944), é um psiquiatra e escritor norte-americano. Suas pesquisas incluem os temas reencarnação, terapia de vidas passadas, regressão a vidas passadas e sobrevivência do ser humano após a morte.
Vida pessoal e profissional[editar | editar código-fonte]
Dr. Weiss graduou-se na Universidade de Medicina de Yale em 1970, estagiou no campo de medicina interna, na New York University Medical Center, retornando posteriormente à Yale para dois anos de especialização em Psiquiatria. Após algumas décadas de carreira, Dr. Weiss conduziu seus estudos à problemática de existência do ser após a morte, permanecendo atuante na vertente do reencarnacionismo até os dias atuais.
Weiss vive atualmente com sua esposa Carol em Miami, Flórida, onde escreve e realiza seminários públicos sobre o tema da reencarnação. É o presidente emérito do Departamento de Psiquiatria da Mount Sinai Medical Center, em Miami, e professor clínico associado do curso de psiquiatria da Universidade de Medicina de Miami.
Terapia de vidas passadas e progressão a vidas futuras.
Dr. Weiss afirma que, em 1980, uma paciente sua - "Catherine" - começou a relatar, estando a mesma em estado de hipnose, experiências de suas vidas precedentes à sua atual vida. O psiquiatra não acreditava em reencarnação até então, contudo, após a confirmação de elementos das histórias de vidas passadas de Catherine por meio de pesquisas em arquivos públicos, convenceu-se da sobrevivência de um elemento da personalidade humana após a morte. Tal teoria de sobrevivência da alma ao corpo após a morte deste último existe desde as doutrinas mais primitivas que povoaram este planeta, tendo tido o ápice de sua discussão a partir de 1857, após a publicação do ensaio de Allan Kardec, denominado O Livro dos Espíritos. Todavia, muitos outros estudiosos, desde os tempos antigos, preocuparam-se sobre a doutrina da reencarnação e publicaram teses sobre a mesma, dentre eles filósofos como Platão, o qual estabeleceu a doutrina da reminiscência, uma espécie de "lembrança" possuída pela alma; tais lembranças precedem e sobrevivem ao corpo do homem e, após a morte deste, vão para um plano distinto ao plano material em que vivemos, onde a alma contempla a realidade de todas as coisas.
Desde 1980, Dr. Weiss afirma ter feito regressão a diversos pacientes. Ele defende os benefícios terapêuticos da regressão hipnótica, manifestando também sua convicção de que muitas fobias e doenças estão enraizadas basicamente experiências de vidas passadas; o fato de o paciente tornar-se consciente ("lembrar-se") dessas experiências tem, segundo Dr. Weiss, um efeito curativo sobre o estado de saúde na sua vida atual e viabiliza que o paciente leve uma vida não apenas mais saudável, como mais consciente acerca de si mesmo e do plano no qual vive.
Em seu livro Muitas Vidas, Uma Só Alma, Dr. Weiss apresenta uma nova concepção sobre a teoria reencarnacionista: o estado hipnótico de progressão a vidas futuras. Segundo o psiquiatra, tais progressões poderiam ser consideradas alucinações se não houvessem concordância com a realidade, contudo, afirma o psiquiatra que milhares de seus pacientes que chegaram neste estágio hipnótico acabaram por revelar semelhança entre os fatos que viam, como o reconhecimento de si mesmo nessas ações futuras, sendo elas consequências das escolhas feitas pelo indivíduo no decorrer de sua vida atual ou de muitas de suas vidas. Dentro das mais variadas acepções filosóficas e religiosas, tal noção de que ações são imbuídas de consequências iminentes sempre se fizeram presentes, muito embora estando estas sob outras nomenclaturas.
Mídia
Dr. Weiss é por mais de três décadas um convidado frequente em talk shows das emissoras de televisão americanas e em programas de estações de rádio. Ele possuía um quadro esporádico dentro do extinto programa de televisão Oprah, além de ser recorrente sua visita a programas como Larry King Live e 20/20. Na música, Weiss foi mencionado na canção No Creo, da cantora colombiana Shakira.
Brian Weiss já esteve no Brasil por diversas vezes. Uma das visitas o motivou a escrever A Cura Através da Terapia de Vidas Passadas, conforme o próprio autor narra em seu livro. Outra passagem do Dr. Weiss pelo Brasil foi narrada por ele em Muitas Vidas, Uma Só Alma. O autor também concedeu entrevistas à veículos de comunicação em suas diversas visitas ao país, ao qual eventualmente retorna para realizar conferências.
Assista este vídeo de relaxamento
6 - Trava-Língua
Foi feita uma leitura com todos alunos presentes da trava-língua do "P", sendo que cada um coube fazer tal leitura com o texto projetado no telão.
Pedro Paulo Pereira Pinto
Pedro Paulo Pereira Pinto, pequeno pintor, português, pintava portas, paredes, portais. Porém, pediu para parar porque preferiu pintar panfletos.
Partindo para Piracicaba, pintou prateleiras para poder progredir.
Posteriormente, partiu para Pirapora. Pernoitando, prosseguiu para Paranavaí, pois pretendia praticar pinturas para pessoas pobres. Porém, pouco praticou, porque Padre Paulo pediu para pintar panelas, porém posteriormente pintou pratos para poder pagar promessas. Pálido,porém personalizado, preferiu partir para Portugal para pedir permissão para papai para permanecer praticando pinturas, preferindo, portanto, Paris.
Partindo para Paris, passou pelos Pirineus, pois pretendia pintá-los. Pareciam plácidos, porém, pesaroso, percebeu penhascos pedregosos, preferindo pintá-los parcialmente,pois perigosas pedras pareciam precipitar-se
principalmente pelo Pico, porque pastores passavam pelas picadas para pedirem pousada, provocando provavelmente pequenas perfurações, pois, pelo passo percorriam, permanentemente, possantes potrancas.
Pisando Paris, permissão para pintar palácios pomposos, procurando pontos pitorescos, pois, para pintar pobreza, precisaria percorrer pontos perigosos, pestilentos, perniciosos, preferindo Pedro Paulo precaver-se. Profundas privações passou Pedro Paulo.
Pensava poder prosseguir pintando, porém, pretas previsões passavam pelo pensamento, provocando profundos pesares, principalmente por pretender partir prontamente para Portugal. Povo previdente! Pensava Pedro
Paulo…
Preciso partir para Portugal porque pedem para prestigiar patrícios, pintando principais portos portugueses.
-Paris! Paris! Proferiu Pedro Paulo. -Parto, porém penso pintá-la permanentemente, pois pretendo progredir.
Pisando Portugal, Pedro Paulo procurou pelos pais, porém, Papai Procópio partira para Província.
Pedindo provisões, partiu prontamente, pois precisava pedir permissão para Papai Procópio para prosseguir praticando pinturas. Profundamente pálido, perfez percurso percorrido pelo pai. Pedindo permissão, penetrou pelo portão principal. Porém, Papai Procópio puxando-o pelo pescoço proferiu:
- Pediste permissão para praticar pintura, porém, praticando, pintas pior.
Primo Pinduca pintou perfeitamente prima Petúnia. Porque pintas porcarias?
- Papai, – proferiu Pedro Paulo – pinto porque permitiste, porém, preferindo,poderei procurar profissão própria para poder provar perseverança, pois pretendo permanecer por Portugal.
Pegando Pedro Paulo pelo pulso, penetrou pelo patamar, procurando pelos pertences, partiu prontamente, pois pretendia pôr Pedro Paulo para praticar profissão perfeita: pedreiro! Passando pela ponte precisaram pescar para poderem prosseguir peregrinando. Primeiro, pegaram peixes pequenos, porém, passando pouco prazo, pegaram pacus, piaparas, pirarucus.
Partindo pela picada próxima, pois pretendiam pernoitar pertinho, para procurar primo Péricles primeiro. Pisando por pedras pontudas, Papai Procópio procurou Péricles, primo próximo, pedreiro profissional perfeito. Poucas palavras proferiram, porém prometeu pagar pequena parcela para Péricles profissionalizar Pedro Paulo. Primeiramente Pedro Paulo pegava pedras, porém, Péricles pediu-lhe para pintar prédios, pois precisava pagar pintores práticos. Particularmente Pedro Paulo preferia pintar prédios. Pereceu pintando prédios para Péricles,
pois precipitou-se pelas paredes pintadas.
Pobre Pedro Paulo, pereceu pintando… Permita-me, pois, pedir perdão pela paciência, pois pretendo parar para pensar… Para parar preciso pensar. Pensei. Portanto, pronto, pararei.
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