sábado, 9 de agosto de 2014

AULA NR 13 - 06 DE AGOSTO DE 2014 - SENAC - TURNA NOTURNA 2014

TEMA - LAUDAS COM FORMATO DE PROGRAMA RADIOFÔNICO E ENTRETENIMENTO
RECURSOS VOCAIS E EXPRESSIVIDADE

Roteiros: falando e escrevendo para rádio

Diversidade de Público

Em rádio é impossível determinar exatamente qual o público que se está atingindo. Enquanto na televisão as pesquisas de audiência são mais confiáveis (porque a aferição se dá através de sinais enviados minuto a minuto por pontos eletrônicos colocados em dezenas de aparelhos de TV dos telespectadores), no caso do rádio essa aferição é bem menos representativa (a pesquisa é feita por
questionário respondido pelos ouvintes).


Exatamente por conta dessa deficiência na definição do perfil de ouvinte de cada emissora faz-se necessário que o redator escreva o texto numa linguagem acessível a todos os níveis de cultura e escolaridade. Trocando em miúdos, deve-se escrever de forma compreensível para toda e qualquer pessoa, ou seja, da forma mais simples e coloquial possível.

Por não saber quem está ouvindo seu programa, também deve-se sempre evitar o uso de gírias (são compreendidas apenas por um pequeno grupo), palavras científicas ou técnicas e palavras estrangeiras. Caso seja extremamente necessário
utilizar qualquer uma delas, tome o cuidado de explicar o significado logo em seguida à locução da palavra.

No caso de uma palavra de difícil pronúncia, para facilitar o trabalho do locutor é possível escrever ao lado da palavra, entre parênteses, a forma exata como ela deve ser pronunciada: Hollywood (Róliudi). Ao escrever um roteiro, destaque palavras mais difíceis ou estrangeiras sublinhando-as ou mudando a cor, por exemplo. Estes recursos fazem com que o locutor perceba com antecedência que há uma palavra complicada.

Rimas e cacofonias

A não ser que sejam criadas e usadas propositalmente como em programas de humor, paródias, etc procure evitá-las. Essas distorções configuram graves erros nos textos radiofônicos, porque acabam desviando completamente a atenção do ouvinte daquilo que está sendo transmitido. As rimas surgem quando na produção do texto são repetidas palavras com o mesmo prefixo (sílabas iniciais) ou o mesmo sufixo (sílabas finais), ou ainda quando há repetição de palavras com

Módulo Básico 02 - Mídia Rádio

Íntegra do Tópico Roteiros: falando e escrevendo
para o rádio

muitas letras “p” e “s”. Por exemplo: “...os produtos mencionados foram comprados, roubados, trocados ou adulterados”.

A única maneira de perceber a rima é através da leitura do texto redigido em voz alta. Caso perceba a incorreção, a solução consiste em substituir alguma das palavras por um sinônimo.

Já a cacofonia aparece quando juntamos duas palavras e o final de uma mais o começo da outra formam uma terceira palavra que não queríamos criar (por exemplo: ela tinha, boca dela...). O mais grave com relação a esse erro é que ele não só distrai o ouvinte como também desconcentra totalmente o locutor. Esse caso ainda é mais difícil de ser percebido do que a rima, uma vez que no papel há um claro espaçamento entre as palavras, distância essa que some quando fazemos a locução. 

Assim como a rima, a cacofonia só pode ser solucionada com a leitura do texto em voz alta.

Procure evitar a repetição de palavras na mesma frase ou na frase seguinte.

Algumas dicas:

• Alterne siglas com o nome que a sigla representa. Por exemplo: “Ministério
da Educação vai liberar...”, “O objetivo do MEC é aumentar...”

• Procure usar sinônimos. Por exemplo: Deputado Fulano de Tal propõe...”,
“O parlamentar sugere....”

• Alterne nomes e função/atividade. Por exemplo: “Willian Bonner revela...”,
“O apresentador da Globo...”

• Mescle nomes com apelidos (quando estes forem bem conhecidos): “Gustavo Kuerten estréia...” “Guga sonha bater o recorde...”.

Lembre-se, no caso de textos jornalísticos, de procurar as palavras e expressões que melhor se encaixem na idéia proposta. Por exemplo: existem muitos sinônimos para a palavra “falar”, mas dependendo do caso é muito mais eficaz utilizar termos como argumentar, opinar, comentar, esclarecer, explicar, advertir, criticar, responder, questionar, informar, ressaltar, afirmar, negar, ponderar, discutir, insinuar, ironizar, concluir, etc...
Normas e convenções de redação

Pontuação

A pontuação no texto para rádio serve para associar a idéia expressada à sua unidade sonora, ou seja, para marcar uma unidade fônica e não somente
gramatical, como na imprensa escrita. Assim, de forma geral utiliza-se apenas a vírgula, o ponto final e os sinais de expressão. Antes de mais nada é importante frisar que todos os sinais aqui citados devem ser utilizados na forma gramaticalmente correta.

A vírgula, além da função gramatical, serve para criar uma pequena pausa para variação na entonação e rápida renovação do ar. Por isso, deve-se tomar o cuidado de não colocar virgula demais no texto (criando muitos obstáculos e dificultando uma locução natural) ou de menos (deixando o locutor sem fôlego para apresentar o texto). Já o ponto final significa o final de uma unidade fônica e
gramatical e serve para a renovação completa do ar.

Isso significa que o locutor só pode parar a locução rapidamente onde houver vírgula e por um tempo maior onde houver ponto final. Qualquer pausa em outro ponto do texto dificultará a compreensão do conteúdo por parte do ouvinte.

Os sinais de expressão são assim chamados porque modificam a entonação que deve ser dada à frase. Estão inseridos nesse caso o ponto de interrogação e o ponto de exclamação. Para evitar que o locutor inicie a apresentação da frase de forma afirmativa e só modifique a entonação no final, quando perceber o sinal de exclamação ou interrogação, o redator deve tomar o cuidado de colocar o respectivo sinal, entre parênteses, no início da frase, como o exemplo a seguir:

“(?) O presidente acredita que essas medidas serão suficientes para diminuir os índices de mortalidade infantil em todo o país?”

Os redatores de rádio costumam usar bastante o estilo telegráfico com “:”.

Geralmente funciona muito bem na locução se o redator souber escolher uma palavra ou expressão adequada e pode despertar ainda mais a atenção do ouvinte.

Por exemplo:

• “Zebra: Brasil perde da Alemanha por 7x2 e é eliminado”;

• “Atenção alunos que vêm de ônibus: a carteirinha de passe já está disponível na secretaria.”;

• “Esporte também é cultura: professor Marcelo leva alunos ao Museu do Futebol”

Siglas, abreviaturas, símbolos e números

De modo geral, só devem ser utilizadas as siglas e abreviaturas que sejam de domínio público, ou seja, aquelas que qualquer pessoa conhece porque fazem
parte de seu dia-a-dia. Estão inseridas nesse caso as empresas/entidades de água, luz, telefone, previdência, etc. As demais devem ser escritas por extenso.

Os símbolos também devem ser escritos por extenso:
% = por cento
R$ = reais

Números e rádio são duas coisas que não combinam. Há uma grande dificuldade para que o ouvinte entenda a grandeza dos números sem vê-los. A primeira regra é escrevê-los sempre por extenso, para facilitar a locução. Apesar disso, é difícil para o locutor pronunciar números com diversas casas decimais. Para facilitar, a regra é arredondar o número sempre que for possível (por exemplo 2.957.846 poderia ser escrito “cerca de três milhões”). Evite usar o “cerca de” ou o “aproximadamente” para números pequenos. Por exemplo: “cerca de 6 pessoas” fica muito estranho.

Os números fracionados, normalmente utilizados nos textos para veículos impressos, não são aceitos no rádio. Dessa forma, “3,4 milhões” deve ser escrito “três milhões e quatrocentos mil”.

Procure sempre também passar para o ouvinte uma noção de grandeza do número que está sendo divulgado. Ninguém sabe direito o quanto significa 260 mil reais, mas se dissermos que com esse dinheiro é possível comprar 20 carros populares,
fica mais fácil compreender.

Um detalhe importante: no caso de índices, como por exemplo 3,19%, como a vírgula deve ser pronunciada, ela também deve ser escrita por extenso, ou seja, “três vírgula dezenove por cento”. 

Sempre que possível tente facilitar para o ouvinte a interpretação da porcentagem. Por exemplo, em vez de “20% dos brasileiros...” prefira “um em cada cinco brasileiros”.

Esteja atento para não confundir “%” com “pontos percentuais”. Se um candidato subiu de uma pesquisa para outra de 10% para 20% das intenções de voto, ele não subiu 10%; ele subiu 10 pontos percentuais, que no caso equivalem a 100% (pois ele conquistou o dobro de eleitores de uma pesquisa para outra).

Porcentagens são comumente usadas para mascarar problemas ou engrandecer resultados. Não se trata de mentira, mas de formas diferentes de passar a mesma informação. Por exemplo: uma emissora de TV teve sua audiência média diária aumentada de 1,0% para 1,6%. Em vez de divulgar que sua audiência cresceu 0,6 ponto percentual, a emissora prefere informar que sua audiência cresceu 60%, o
que causa muito mais impacto!

Escrever para o rádio é bem diferente de escrever para a mídia impressa (jornais, revistas). Até mesmo os textos disponíveis na Internet se diferenciam do texto radiofônico. Chegou a hora
de experimentar na prática como transformar textos informativos da mídia impressa e da Internet em notas radiofônicas que, como vimos, são informes curtos e sintéticos sobre um fato ou acontecimento.

Você escreverá 2 notas radiofônicas:

• uma voltada para professores informando-os sobre o “Prêmio Professor Nota 10”. Nela você terá que montar 2 frases de até 2 linhas (com letra Times New Roman, tamanho 16)

• uma voltada para os estudantes, informando-os sobre a prova do ENEM. Nela você terá que montar 4 frases de até 2 linhas (com letra Times New Roman, tamanho 16)

Para escrever suas notas radiofônicas você se baseará nos dois textos informativos disponibilizados a seguir:

PRÊMIO EDUCADOR NOTA 10

As inscrições para a nona edição do Prêmio Educador Nota 10 – promovido anualmente pela Fundação Victor Civita – podem ser feitas até o próximo dia 14. O prêmio vai eleger as melhores experiências de ensino em diversas disciplinas desenvolvidas por professores de todo o País. Podem participar educadores de escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada um dos dez premiados receberá R$ 10 mil e um troféu. O professor eleito educador do ano recebe ainda um curso de pós-graduação. 

Disponibilize os textos das duas notas radiofônicas no

“RADIOJORNALISMO”.

Converse com seu tutor e colegas de turma a respeito da clareza e concisão das informações, da criatividade para escrever as notas, da presença de todas as informações relevantes para o ouvinte interessado em participar do concurso ou da prova, da facilidade de leitura de texto para o locutor, etc.
Comente sua resposta no fórum específico do tópico Gêneros e Formatos Radiofônicos.

Estética visual do texto

Em termos visuais, algumas regras importantes devem ser seguidas para que o locutor possa apresentar o texto com qualidade e naturalidade:

• as folhas em que se escrevem textos radiofônicos são chamadas de laudas;

• não se usa tabulação no início desses parágrafos. As frases devem começar diretamente na margem da lauda;

• as frases devem ser curtas

• frases sempre em ordem direta (sujeito, verbo e complemento);

• sempre que indicar o que uma pessoa disse, mencione não apenas seu nome mas também sua função;

• o texto deve ser escrito com espaço duplo entre as linhas (facilita as correções de última hora, sem deixar todo o texto borrado);

O desenvolvimento de roteiros costuma ser feito em várias etapas.

• não quebrar frases no final da lauda (se não couber na mesma lauda passe para a lauda seguinte).

Além dessas informações básicas, para a redação de um bom texto de rádio é fundamental que se utilize a criatividade e sensibilidade. Estamos falando de um meio de comunicação que faz companhia às pessoas e, portanto, tem características eminentemente emocionais.

Um bom redator deve saber tirar proveito disso, produzindo textos corretos do ponto de vista gramatical e de linguagem radiofônica, que tragam informação visando gerar conscientização, mas, principalmente, que emocionem, garantindo que o ouvinte esteja ligado em tudo o que estiver sendo transmitido.

Esteja atento para nunca deixar a pressa passar por cima da ética. Quando se tratar de um assunto polêmico ou de uma acusação procure mais de uma fonte e tente ouvir os dois lados. Em casos de denúncias ainda não comprovadas geralmente usa-se o particípio, por exemplo: “Fulano teria cometido”, “teria desviado”, etc...

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