sábado, 30 de abril de 2022

04 - AMOR LATINO


04 - AMOR LATINO

Na América Latina, em relação ao amor, ainda estamos na modernidade, não estamos na pós-modernidade, o que significa um amor mais livre, mais recíproco, mais autônomo, com menos apego e mais independência".




 

sexta-feira, 29 de abril de 2022

03 = ALÉM DA DOR, UMA SAUDADE


03 = ALÉM DA DOR, UMA SAUDADE

"A dor passa, a saudade acalma, a decepção ensina e a vida continua".

A vida é feita de momentos. Alguns passam rapidamente, outros são demorados. Há momentos, no entanto, que são eternos, não envelhecem, pois estão sempre na memória. Por outro lado, é difícil saber quanto tempo vai durar a dor. Impossível estimar exatamente quando a saudade deixará de ser insistente. Outro desafio é transformar a decepção em ensinamento. Numa sucessão de fatos menos favoráveis, é fácil imaginar que a vida não encontrará tão cedo a serenidade. As pessoas acabam estacionando nos momentos menos significativos.

A impressão que fica é que muitos não estão totalmente decididos em relação à superação do sofrimento. Saber que a vida continua é condição para refazer-se de alguns tombos existenciais. É quase impossível saber detalhadamente como ficará a vida depois de algumas amargas experiências. Talvez o segredo resida em não abrir mão da capacidade de amar. A criatividade depende da energia advinda do amor.







 

quinta-feira, 28 de abril de 2022

02 = AINDA AMO VOCÊ


02 = AINDA AMO VOCÊ

Convenhamos, viver no mundo da fantasia é muito mais fácil do que colocar a cara a tapa e viver a realidade, arriscando levar grandes e sonoros "nãos", magoar-se, ter um coração partido. Mas ao mesmo tempo, viver apenas no mundo da fantasia não é viver de verdade e eu achei brilhante os escrever e desabafar este tema, declarando a você, no meu sub mundo de devaneios, onde o papel que escrevi, ficou guardado nos cofres do meu ego e do meu coração.




 

quarta-feira, 27 de abril de 2022

02 = A FORÇA DO AMOR


01 = A FORÇA DO AMOR

Permita-me dizer que o amor de te inunde, aquecendo a frialdade dos teus sentimentos e diluindo as dores que têm procurado permanecer dominadoras no teu íntimo.

Renasceste para amar, a fim de tornar-te uma fonte generosa de ricas energias que deverás esparzir onde e com quem te encontres.

Se a aflição busca pouso nas tuas emoções e retira o colorido da alegria que te impulsiona em direção da luta redentora, entrega-te ao amor, e dá-te mais ao irmão sofredor, assim revitalizando os teus ideais de melhor servir.

Se a morte arrebatou o ser querido, que te constituía emulação ao trabalho e ao júbilo existencial, não te consideres desamparado, porque ele vive e, logo se recupere, retomará à liça ao teu lado, a fim de prosseguir na ajuda de que necessitas para superar a solidão.

Se a ingratidão te feriu o cerne da alma e tudo se encontra sob sombra densa, acende a luz do amor em forma de perdão e não te facultes o desânimo ou a melancolia.

Se a enfermidade alojou-se no teu organismo e lentamente mina as tuas forças com ameaças graves, recupera a vitalidade mediante as bênçãos do autoamor, e gera equilíbrio e renovação íntima.

Se te sentes cercado por desafios que parecem impedir-te o avanço na direção do Senhor, ama sem preconceito, e compreende que toda ascensão produz cansaço e exige esforço maior do que se imagina.

Se os teus projetos bem delineados sofrem dificuldades em realizar-se, ama com abnegação, faze a parte que te cabe e deixa o restante Àquele que é Vida em abundância e Ele fará o que não podes realizar.

Se a ingratidão de amigos afetuosos apunhala-te a alma, ama-os mais, sem nada exigir-lhes, porque o amor é bênção que se doa e não interesse que se negocia.

Se caminhas em a noite escura da alma, transforma o teu sentimento de amor em lâmpada de ardente chama, e verás a senda iluminada que aguarda os teus passos seguros.

Se a existência subitamente perdeu o encantamento e te sentes esmagado pelo fardo de desconhecida melancolia, ama com mais vigor e perceberás que o seu magnetismo fortalecer-te-á, auxiliando-te na reconquista dos bens imperecíveis de que descuidavas.

Se os teus passos perderam a força e cambaleias pelo caminho que antes vencias com vigor, ama e descobrirás a sublime energia do amor, portadora de recursos que resolvem todos os problemas e trabalha sem cessar em favor da ordem e do êxito.

Ama sempre e nunca deixes que o amor se esfrie no teu coração.

Neste interim, apresento-lhes a crônica nº 01 do livro "Noites de Devaneios", com o título de "A Força do Amor"



 

01 = APRESENTAÇÃO DO LIVRO "NOITES DE DEVANEIOS"


NUM MUNDO ONDE O ÓDIO, RANCOR, MÁGOA, TRAIÇÃO, FEMENICIDIO, DESAVENÇA, DESCRENÇA, DESUNIÃO, CASAMENTOS FRACAÇADOS, EGOÍSMO, COBIÇA, BENS MATERIAS, PODER, CAPITALISMO E OUTROS MAIS ADJETIVOS, APRESENTO O MEU LIVRO "NOITES DE DEVANEIOS".

É PARA PESSOAS QUE APRECIAM CRÔNICAS APAIXONADAS, VIVEM ENVOLTAS NO AMOR, NO COMPROMISSO DE FAZER O OUTRO FELIZ, FAZEDORAS DE HARMONIAS E TEM COMO COMPROMISSO, AMAR, SEM ESPERAR NADA DO OUTRO.

ESTAS SÃO AS DIRETRIZES DO LIVRO "NOITES DE DEVASNEIOS", DE AUTORIA DE JAIR DE SOUZA PALMA, EXPOSTA AQUI EM FORMA DE E-BOOK, NUMA SÉRIE DE 29 CRÔNICAS VIVIDAS E VIVENCIADAS, ENVOLTAS NA LOUCA DO AMOR INCONDICIONAL.

ESTAS CRÔNICAS FORAM ESCRITAS EM 1974, MAS SÃO BEM ATUAIS, POIS A ESSENCIA DO AMOR, NÃO MUDA, CONTINUA SENDO O MAIOR LEGADO DE DEUS NOS DEIXOU.

SE VOCÊ GOSTOU, DEIXE SEU LIKE ABAIXO E SE QUIZER, PODE FAZER SEUS COMENTÁRIOS. SERÁ MUITO ÚTIL PARA NÓS DA REDAÇÃO.

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "NOITES DE DEVANEIOS" NA PALAVRA FACIL DE CELSO DONIZETTE MELOTTO, A VOZ VELUDO DO RÁDIO.

MUNDO DOS AMANTES.


Devaneio é um estado de divagação do ser humano, quando se deixa levar pela imaginação, imagens, sonhos ou pensamentos profundos; ignorando o contato com a realidade ou o ambiente que o rodeia.

O devaneio é considerado um estado de fantasia ou mesmo "loucura", quando o mundo real se confunde com a imaginação ou desejos profundos dos indivíduos. Os devaneios estão presentes em crenças, amores ou ideais sem fundamento; utopias ou estimativas ilusórias.

As pessoas costumam apresentar devaneios quando estão em estado de delírio ou com divagando pela razãode um amor profundo, seja por motivos psicológicos ou patológicos, como febril por um amor incondicional.

Alguns psicólogos acreditam que os devaneios são manifestações do subconsciente humano, assim como acontece com os sonhos. Ou seja, os devaneios seria o mesmo que "sonhar acordado".

Indivíduos em estado de devaneio costumam falar sobre assuntos descontextualizados, que só fazem sentido para eles próprios; conversas ou ações inesperadas e que não possuem uma linha cronológica ou racional.

Neste preâmbulo, segue a apresentação do livro "Noites de Devaneios", no voz inconfundivel do radialista Celso Mellotto.








 

sexta-feira, 1 de abril de 2022

VIVENDO E TENTANDO APRENDER - William Shakespeare.



VIVENDO E TENTANDO  APRENDER - William Shakespeare.

LOCUÇÃO DE SILVIO MATOS
BG = Libana Lullaby
VIVENDO E TENTANDO  APRENDER - William Shakespeare.

Um dia a gente aprende que deve aprender – William Shakespeare

Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. 

E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. 

E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. 

E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.

E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. 

Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. 

E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... 

E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, por isso. 

Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. 

Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. 

E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. 

Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. 

Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. 

Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. 

Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. 

Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências. 

Aprende que paciência requer muita prática. 

Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. 

Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. 

Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. 

Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.

Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. 

Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. 
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não para para que você o conserte. 

Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.

Portanto... 

plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. 

E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. 

E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!

Diante de tudo isso, depois de algum tempo, cresci e conhecei aprender:

Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém.

Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.

Aprendi que não importa o quanto certas coisas sejam importantes para mim, tem gente que não dá a mínima e eu jamais conseguirei convencê-las.

Aprendi que posso passar anos construindo uma verdade e destruí-la em apenas alguns segundos.

Que posso usar o meu charme por apenas 15 minutos, depois disso, preciso saber do que estou falando.

Eu aprendi…Que posso fazer algo em um minuto e ter que responder por isso o resto da vida.

Que por mais que se corte uma pão em fatias, esse pão continua tendo duas faces, e o mesmo vale para tudo o que cortamos em nosso caminho.

Aprendi… Que vai demorar muito para me transformar na pessoa que quero ser, e devo ter paciência.

Mas, aprendi também que posso ir além dos limites que eu próprio coloquei.

Aprendi que preciso escolher entre controlar meus pensamentos ou ser controlado por eles.

Que os heróis são pessoas que fazem o que acham que devem fazer naquele momento, independentemente do medo que sente.

Aprendi que perdoar exige muita prática.

Que há muita gente que gosta de mim, mas não consegue expressar isso.

Aprendi… Que nos momentos mais difíceis, a ajuda veio justamente daquela pessoa que eu achava que iria tentar piorar as coisas.

Aprendi que posso ficar furioso, tenho o direito de me irritar, mas não tenho o direito de ser cruel.

Que jamais posso dizer a uma criança que seus sonhos são impossíveis, pois seria uma tragédia para o mundo se eu conseguisse convencê-la disso.

Eu aprendi que meu melhor amigo vai me machucar de vez em quando, e que eu tenho que me acostumar com isso.

Que não é o bastante ser perdoado pelos outros, eu preciso me perdoar primeiro.

Aprendi que, não importa o quanto meu coração esteja sofrendo, o mundo não vai parar por causa disso.

Eu aprendi… Que as circunstâncias de minha infância são responsáveis pelo que eu sou, mas não pelas escolhas que eu faço quando adulto;

Aprendi que numa briga preciso escolher de que lado eu estou, mesmo quando não quero me envolver.

Que, quando duas pessoas discutem, não significa que elas se odeiem; e quando duas pessoas não discutem não significa que elas se amem.

Aprendi que por mais que eu queira proteger os meus filhos, eles vão se machucar e eu também. Isso faz parte da vida.

Aprendi que a minha existência pode mudar para sempre, em poucas horas, por causa de gente que eu nunca vi antes.

Aprendi também que diplomas na parede não me fazem mais respeitável ou mais sábio.

Aprendi que as palavras de amor perdem o sentido, quando usadas sem critério.

E que amigos não são apenas para guardar no fundo do peito, mas para mostrar que são amigos.

Aprendi que certas pessoas vão embora da nossa vida de qualquer maneira, mesmo que desejemos retê-las para sempre.

Aprendi, afinal, que é difícil traçar uma linha entre ser gentil, não ferir as pessoas, e saber lutar pelas coisas em que acredito.”

William Shakespeare.