LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, PARA GRAVAÇÕES DE SPOT, VINHETAS, LOCUÇÕES, TESTEMUNHAIS, ANÚNCIOS, NOTICIAS, UTILIDADE PÚBLICA, ETC.
ASSUNTO
LAUDAS COM FORMATOS RADIOFÔNICOS E ENTRETENIMENTO, PARA PORTFOLIO FINAL DO CURSO DE RADIALISTA.
TIPO
PROGRAMA DE ESTAÇÃO DE RÁDIO DE QUALQUER FREQUÊNCIA.
ESTILO
USAR AS TÉCNICAS APLICADAS E DEIXAR SUA MARCA NA LOCUÇÃO PELA INTERPRETAÇÃO
SÍNTESE:
FAZER A LEITURA DO TEXTO NORMALMENTE, UTILIZANDO ENTONAÇÃO, PONTUAÇÕES, DINÂMICA, ENFÂSE E CARACTERISTICA PRÓPRIA DE O TEXTO EXIGE.
ANTES DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO, FOI FEITO UM AQUECIMENTO VOCAL,
DESCONTRAÇÃO MUSCULAR, TÉCNICAS DE RESPERAÇÃO, EXERCÍCIOS DE LABIO-FACIAL, COMO TAMBÉM ALGUNS EXERCÍCIOS DE AQUECIMENTO DE CORDAS VOCAIS, ETC. E TAL.
SUMÁRIO
FONOPLASTIA COM ESTILOS PRÓPRIOS, DA SUA CRIAÇÃO, COM GRAVAÇÕES EM ESTÚDIO, PARA PROGRAMA DE RÁDIO DE FINAL DE CURSO DE RADIALISTA, COM PROJETO APRESENTADO PELO PROFESSOR DANIEL ROGÉRO, PARA SER ELABORADO UM PORTFOLIO.
OBJETIVO DA AULA
CRIAR SEU ESTILO PRÓPRIO, UTILIZANDO GESTOS E OUTROS EFEITOS MAIS.
FAZER A GRAVAÇÃO EM ESTÚDIO, APRESENTAR AOS DEMAIS ALUNOS DO CURSO DE RADIALISMO, PRESENTES NO ANTI-ESTUDIO DE RÁDIO.
PODERÁ SER COLOCADO FUNDO MUSICAL A SUA ESCOLHA E GOSTO.
ALUNOS PRESENTES = 13
01 - André Luiz Couto Assunção
02 - Izabele de Oliveira
03 - Marcos José Tenório
04 - Karina Aparecida Barbosa
05 - Erica Cristina Ribeiro
06 - Mario Jorge Rodrigues de Jesus
07 - Marconi Soares dos Santos
08 - Jair de Souza Palma
09 - Richard Andre de Oliveira
10 - Roberto Pereira dos Santos
11 - Herbert Jesus Monteiro da Silva
12 - Carlos Fernando Vieira da Costa
13 - Gilmar Custódio
OBSERVAÇÃO – Esta também é a ordem por sorteio para fazer gravações de tolerância máxima de 15 minutos.
ALUNOS AUSENTES = 01
14 - Jose Ademiceio Alves da Silva - (Dimi)
MATERIAL DIDÁTICO
Leitura Compreensiva
Alguns locutores parecem maritacas ou papagaios. Leem um texto e, no final, se alguém lhes perguntar, não entenderam nada do que leram. Às vezes, estão tão preocupados em colocar a voz, de pronunciar corretamente, que nem sabem o que disseram.
COMPREENDER
O primeiro nível de leitura é entender o que está sendo lido, fazer-se responsável pelas frases que saem pela sua boca.
Comece pelas palavras.
Na página que você leu… há algum termo que você não entende?
Se você se acostumar a ler com um dicionário ao lado, em pouco tempo duplicará ou triplicará o seu vocabulário.
Leia primeiro sozinho, em silêncio.
Descubra a ideia central e resuma o conteúdo em poucas palavras. Se não entendeu, leia de novo. Se ainda assim não entender o sentido, pergunte a um amigo. Mas não cometa a loucura de colocar no ar um texto que nem você mesmo entende.
LEITURA MODULADA
Se para falar é necessário modular a voz (subir o tom, baixar, fazer pausas, mudar o ritmo), para ler, isso é imprescindível. Porque um texto pode ser atenuado com um bom jogo de voz.•.
Para modular melhor, os locutores experimentados ganham texto com a vista. Os olhos vão à frente captando as palavras que a boca ainda não pronunciou. Isso permite compreender o sentido da frase, prever alguns termos difíceis, saber quando respirar.
NO TEXTO
Grifar as palavras ou dados principais que dão sentido às frases e que precisam ser enfatizadas.
LEITURA PONTUADA
Os sinais de pontuação são como os sinais de trânsito do idioma.
Como em uma estrada, também em um texto ocorrem acidentes: correr demais pode matar o sentido do que está escrito. Ao contrário, se frear a tempo, as pausas tornam compreensível o texto e o ressaltam.
Duas pontuações principais
Ponto final e vírgula
Ponto Final.
Entonamos para baixo e com uma grande pausa. //
_ aqui aproveitamos para respirar.
Ponto e Vírgula ;
Entona-se para cima e com uma pausa longa //
Dois Pontos :
Entona-se para baixo e com uma pausa mais curta /
Usa-se antes de uma enumeração.
Pontos Suspensivos ...
A entonação fica aberta, solta.
Indica algo inconcluso ou prepara uma surpresa.
Interrogações
temos dois tipos de perguntas
Pergunta fechada ?
Entonamos para cima
Ex: Quer sorvete? ( a resposta só pode ser sim ou não)
Pergunta aberta ?
Entonamos para baixo
Ex: Sorvete de que sabor? (aqui cabe inúmeras respostas)
Exclamação !
Exigem maior ênfase na entonação da frase.
Mantém essa mesma força até o final.
Parênteses ( )
Modulam com uma leitura mais suave, baixando o tom.
ASPAS
“Se denotam ironia”
Baixa-se o tom
“ Uma citação” / dá-se uma pequena pausa e muda-se o tom. /
LEITURA LIVRE
O domínio de um texto é conquistado quando tem sabor de improvisação, como se estivesse conversando.
Distanciando-se um pouco do que está escrito, isto é, parafraseando. Repare nesta frase: Se o FMI continuar apertando, a corda vai se romper.
Uma leitura livre poderia ser assim: Se o FMI continua, se continua a-per-tan-do... aiaiai!... a corda vai se romper.
ESTILO
Não é preciso fazer isso a cada linha. Nem se trata de inventar ou mudar o sentido do que está escrito. Mas com pequenos acréscimos do seu estoque conseguirá dar muita frescura à sua leitura.
MAIS DETALHES, CONSULTE AS 22 FIGURAS ABAIXO
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