CURSO DE RADIALISTA - SENAC PIRACICABA - NOTURNO
PROPOSTA DA AULA DA NOITE:
TEMA DA NOITE: GRAVAÇÕES DE PARTE PILOTO PARA POSTAGEM NO PORTFOLIO - CONCLUSÃO DO CURSO DE RADIALISTA
PRATICAMENTE ESTA AULA FOI CONTINUAÇÃO DA AULA NÚMERO 39, COM OS MESMOS EXERCÍCIOS E GRAVAÇÕES
O Professor Daniel Rogéro, voltou enfatizar para os presentes e inclusive aos que estavam ausente na aula anterior, sobre:
1 - Diferença entre Vinheta - Spot - Jingles ou Gingles e Trilhas ou BG
2 - As peças publicitárias COMERCIAL e a INSTITUCIONAL
3 - Sobre PROGRAMETE
1) O que é fonograma publicitário?
Fonograma é qualquer peça publicitária de áudio. Pode ser utilizada sozinha ou em outros projetos audiovisuais. Dentre os principais tipos de fonogramas publicitários estão: jingles, spots, trilhas e vinhetas.
2) O que são jingle, spot, trilha musical e vinheta sonora?
Muitas pessoas se confundem na hora de pedir um orçamento, pois não sabem a diferença entre jingle, trilha sonora e spot.
Jingle é a publicidade cantada, ou seja, uma peça musical em que o nome do produto/empresa e/ou suas características são cantadas na letra da música. É a principal peça publicitária de áudio, pois lembramos mais facilmente do nome do produto, ou da empresa, quando cantados.
Trilha Musical é a música incidental que compõe o fundo de um spot ou filme de TV. Esta pode ser cantada ou apenas instrumental. Difere do jingle, pois não é necessário se cantar o nome do produto/empresa.
Spot é a publicidade sonora caracterizada por um texto interpretado por locutores. Este pode ser sério e longo (o chamado testemunhal) como também uma pequena história com vários personagens. O spot é a peça mais utilizada em rádio.
Vinheta Sonora é uma peça de curtíssima duração (entre 5 e 10 segundos em média) que caracteriza uma empresa, produto ou serviço. Pode ser apenas um sinal sonoro (como o "Plim Plim" da Globo) ou um pequeno arranjo musical (vinheta de rádios FM). Pode também ser cantado ("Sempre... Coca Cola!").
3) Quanto custam um jingle, uma trilha sonora ou um spot?
Como as produções envolvem vários profissionais como cantores, locutores, músicos, técnico de som, arranjador, etc, o custo deste serviço sofre variações dependendo de alguns fatores. São eles:
- Quantidade de cantores (no caso de trilha ou jingle);
- Quantidade de locutores (no caso de jingle e spot);
- Tempo da mensagem (normalmente 15 segundos, 30 segundos ou 1 minuto);
- Dificuldade de produção (por exemplo, uma peça clássica demanda muito mais tempo em sua produção que um rock);
- Praça de Veiculação (estado de São Paulo, interior da Bahia, abrangência nacional, etc);
-Mídias utilizadas na veiculação (rádio, tv, cinema, espera telefônica, etc);
- Tempo de veiculação (2 meses, 6 meses, 1 ano, etc).
É necessário um briefing detalhado para a obtenção do custo. Entre em contato com nosso departamento comercial. Teremos o maior prazer em atendê-lo.
4) Por que só posso utilizar um fonograma por um tempo específico?
Uma produção sonora é uma peça criativa e, portanto, possui direitos autorais (embasado na Lei No. 9610 de 19 de fevereiro de 1998). Quando um cliente solicita um jingle, a produtora faz a criação, o arranjo, contrata músicos, cantores e locutores. Os artistas envolvidos autorizam a utilização de sua voz (assim como é em produções de vídeo com o direito de imagem) por um período definido de tempo.
5) Como posso continuar a utilizar o fonograma após o período de veiculação acertado?
O cliente pode continuar a utilizar o jingle desde que pague uma taxa de renovação. Esta, por sua vez, é uma fração do preço do jingle inicial, corrigida pela inflação, ou seja, bem menor do que a criação de um novo jingle. O dinheiro pago na renovação é repassado a todos os profissionais envolvidos no projeto e que, dessa forma, re-autorizam a utilização de seu trabalho pelo período solicitado.
6) O que é briefing ?
Briefing são as informações sobre o cliente (empresa ou produto) seus diferenciais, público-alvo (consumidores principais) dados sobre a concorrência, etc. Essas informações são de suma importância para a criação ser bem sucedida.
Quanto mais detalhado for o briefing, melhor é a comunicação do produto.
Um jingle é uma mensagem publicitária musicada e elaborada com um refrão simples e de curta duração, a fim de ser lembrado com facilidade. É uma música feita exclusivamente para um produto ou empresa. É geralmente uma peça de áudio ou vídeo utilizada por emissoras de rádio ou TV para identificação da marca, canal, frequência. Pode ser falada ou cantada.
JINGLES
Um jingle é um slogan memorável que adota em sua letra preferencialmente o viés apolíneo (emoção), rimas para facilitar a memorização e palavras do universo do produto e de seu público. Em relação à música, é feito com uma melodia cativante, que leva em conta o imaginário auditivo da população e o contexto cultural da época. Sua transmissão normalmente ocorre nos rádios e, algumas vezes, em comerciais de televisão. Um jingle eficiente é feito para "prender" na memória das pessoas, por isso é tão comum que as pessoas se lembrem de jingles que não são mais transmitidos há décadas.
O primeiro jingle foi produzido em 1926, nos EUA, para um cereal matinal chamado Wheaties, cujo slogan principal é "Para um café da manhã de campeões". O auge do jingle foi na década de 50, nos EUA, no boom econômico. Era usado em diversos produtos, como cereais matinais, doces, tabaco, bebidas alcoólicas, carros e produtos de higiene pessoal.
A propaganda já existia em algumas emissoras de rádio no Brasil, na forma de merchandising, sem formato e frequência definidos. Em 1932, Ademar Casé, que injustamente ficou rotulado como "o homem que prostituiu o rádio no Brasil", veiculou em seu programa de variedades o primeiro jingle do rádio no Brasil.
Nássara, um dos redatores do programa, compôs o primeiro jingle no Brasil. Albino, um senhor português, dono da Padaria Bragança, foi abordado por Casé para ter seu comércio anunciado. Como Albino não se interessava pelo negócio, Ademar Casé lançou a proposta de anunciar sem compromisso, ou seja, Albino só pagaria se gostasse. Nássara, aproveitando a nacionalidade do cliente, fez três quadrinhas em ritmo de fado, que foi cantado com sotaque português na voz de Luís Barbosa, nascendo assim o jingle da Padaria Bragança:
Spot é um fonograma utilizado como peça publicitária em rádio. Feita por uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes). Com ou sem efeitos sonoros e música de fundo. O Spot é geralmente utilizado na publicidade quando há muita coisa a ser transmitida em uma só mensagem.
Jingle é uma mensagem publicitária musicada e elaborada com um refrão simples e de curta duração, a fim de ser lembrado com facilidade.
Source:
A vinheta e sua evolução através da história: da origem do termo até a adaptação para os meios de comunicação
PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL LEONARDO FIALHO FREITAS A VINHETA E SUA EVOLUÇÃO ATRAVÉS DA HISTÓRIA: DA ORIGEM DO TERMO ATÉ A ADAPTAÇÃO PARA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Porto Alegre Março de 2007 1 LEONARDO FIALHO FREITAS A VINHETA E SUA EVOLUÇÃO ATRAVÉS DA HISTÓRIA: DA ORIGEM DO TERMO.
PUBLICITÁRIA = A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.
Divulgação de produtos, serviços e idéias junto ao público, tendo em vista induzi-lo a uma atitude dinâmica favorável. Nesse sentido geral, a publicidade é parte da técnica de comunicação. Em sentido estrito, tem um caráter comercial e, então, é parte de um todo que se chama 'mercadologia' ou conjunto de meios adotados para levar o produto ou serviço ao consumidor.
Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento, criação, produção e veiculação de peças publicitárias. Pode-se traçar a história da publicidade desde a antiguidade. Foi, porém, após a Revolução Francesa (1789), que a publicidade iniciou a trajetória que a levaria até o seu estágio atual de importância e desenvolvimento.
Hoje, todas as atividades humanas se beneficiam como o uso da publicidade: Profissionais liberais, como médicos, engenheiros, divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam suas exposições, seus discos, seus livros,cd's e etc…, a própria ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet e outros.
INSTITUCIONAL - Publicidade institucional é toda propaganda que não pretende aumentar os lucros de uma empresa, mas divulgar uma mensagem de cunho social, cultural ou cívico. Pode-se citar como exemplo uma propaganda onde uma marca de cerveja puramente pede pelo consumo responsável da bebida e pelo respeito às leis de maioridade e trânsito.
A publicidade e propaganda se caracterizam pela sua enorme capacidade associativa. A mensagem passa por diversos canais de comunicações e compreensões. Essa pequena introdução é necessária para entendermos o que é publicidade institucional. Por serem assuntos muito ligados e com diferenças muito tênues: publicidade institucional, propaganda institucional e endomarketing cabe salientar que a publicidade institucional tem um caráter mais expositivo, visa uma associação paradoxal de valores com uma empatia que pode vir a gerar futuros ganhos a instituição.
O público-alvo pode ser o interno em sua maioria, mas recentemente setores como o próprio governo brasileiro adotam uma outra posição a discorrer do assunto. Como a Lei Federal n. 9.504/97, que regula sobre as eleições dispõem no artigo 73, inciso Vi, caput b:
"Com exceção da propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado, autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral"
Ou seja, fica subentendido que a publicidade institucional não visa apenas a boa figuração a seu público interno, ela busca essencialmente transpassar ao público externo determinados preceitos que irão valorizar a instituição de um ponto de vista simbólico para o comunidade/ambiente que a instituição pertence ou está inserida.
O papel de trabalhar com o público interno é essencialmente do endomarketing, porém este sofre algumas contestações onde a diferenciação que temos é que a criação de qualquer tipo de material a este público é a publicidade institucional, o endomarketing é a ferramenta que evita a disparidade do discurso institucional com as ações organizacionais praticadas dentro da instituição. Já a propaganda institucional está ligada a estratégia de comunicação. Ela não pode ser entendida como a publicidade, mas sim de fato a propaganda desvinculada ou não da publicidade, onde podemos citar como exemplo as estratégias de comunicação dos regimes totalitários do início do século XX.
publicidade é uma coisa da vida.
Após efetuada a campanha, o público terá uma imagem da instituição mais próxima do que foi premeditado no plano de comunicação, o que pode significar uma imagem melhorada ou distorcida, e que talvez não reflita necessariamente a atual situação da instituição em questão.
PROGRAMETE - Programete é um programa com no máximo 5 minutos, com objetivos bem definidos que pode ser veiculado no decorrer de um programa. O programete pode fazer parte ainda, da programação geral da emissora. “Dicas de Saúde”, “Estilo de Vida”, “Previsão do Tempo”, “Horóscopo” e “Agenda Cultural” são exemplos de programetes. É utilizado em rádios e televisão.
ALUNOS PRESENTES: 11
Richard - Erica - Karina - Herbert - André - Mário Jorge - Carlos Fernando - Jair - Roberto - Dimi e Izabele.
ALUNOS FALTANTES: 03
Marcos - Marconi - Gilmar
CONTINUOU AS GRAVAÇÕES DE ESTÚDIO DE PROGRAMETES, PARA INSERÇÃO NO PORTFOLIO DE APRESENTAÇÃO NO FINAL DO CURSO. ESTE PROGRAMETE SEGUE AS MESMAS CONDIÇÕES ACIMA DEFINICA, OU SEJA, NO MÁXIMO DE 5 MINUTOS.
MAIS DETALHES SOBRE AMOSTRAS DE VÍDEOS, CONSULTE A AULA NR 39 DE 13.10.2014
LINK => http://jsp-radialista.blogspot.com.br/2014/10/aula-n-39-daniel-rogero-13-10-2014.html
CONHEÇA TAMBÉM MINHA PÁGINA NO YOUTUBE
NO FACEBOOK = JAIR CAIPIRACICABANO
Nenhum comentário:
Postar um comentário