COMPETÊNCIA
Apresentar programas radiofônicos nos formatos: esportivos; entrevistas; musical; variedades; spots comerciais e de ação social; jingles e programas de curtíssima duração; chamadas e vinhetas; e programas de serviços e de utilidade pública, utilizando e aplicando linguagem adequada aos diferentes estilos e respeitando a estética da locução.
ESTILO
Estilos de locução, fono-plastia e formatos radiofônicos
BASE TECNOLÓGICA
Locução Comercial AM/FM
Textos comerciais e testemunhais e/ou outros
PROFESSOR
Daniel Vieira Rogero
DESENVOLVIMENTO DA AULA 29 DO DIA 15 DE SETEMBRO DE 2014 - TURMA NOTURNA
PROPOSTA E DESAFIO
Elaborar três spot e um gingles para campanha de político, de um suposto candidato a prefeito, numa cidade ficticia, um partido inventado não existente e um numeral do político supostamente que poderá ser verdadeiro
COMO FAZER
Dividir os alunos presentes em três grupos de trabalho, para criação dos spots e da vinheta. Este grupo deverá criar, discutir, redigir e fazer a locução dos mesmos, através da habilidade que mais convier com sua voz no rádio, tanto fm, como am, bem como para carro de som de rua e outras chamadas atraves de meios de comunicação, através de tv por assinatura ou por aberta.
ONDE DEVERÁ SER EXIGIDO SUA PLATAFORMA DE GOVERNO
Habitação, Saúde, Saneamento Básico, Segurança, Transporte e Emprego
TEMPO E DURAÇÃO DAS MATÉRIAS
Tanto os spots e a vinheta, deverá ser entre quarenta a um minuto no máximo
FORMA DE LINGUAGEM
Otimimização do tempo, à forma de melhor falar do candidato e de preferência com um tempo reservado, mesmo curto, para a fala do candidato.
DESAFIO
Alavancar votos para ele, através das locução e das eloquências nas vocalizações, tanto para o suporte candidato a prefeito, como nos demais que iram trabalhar no grupo.
TEXTOS E PONTUAÇÃO
Apresentar-se no estúdio de gravação, com os textos já lido e relidos por diversas vezes antes de ser gravados em estúdio e que os textos estejam devidamente familiarizados na mente. Praticar os exercícios requeridos de voz para o aquecimento, falar com segurança e evidência na entonação das ações feitas e das propostas que iram pesar na confiança dos eleitos e ouvintes.
OBJETIVAÇÃO
Não adianta passar um monte de informações ou explicar muito determinadas ações. A principal função é a fixação das idéias.
TEMPO MÁXIMO PARA USO DO ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO
Será de quinze minutos e se por acaso um dos integrantes ocupar maior espaço, os demais serão prejudicos, ficando assim incompleta a proposta sugerida.
GRAVAÇÃO
Os integrantes do grupo faram a escolha entre sim, de quem será quem, bem como na gravação no estúdio, que poderá ser feito sentado ou em pé.
Boa sorte e que seu candidato de vocês seja eleito, pois haverá julgamento entre os grupos, qual apresentou o melhor trabalho e também na próxima aula, traremos o "feed back" das propostas executadas.
Daniel Vieira Rogero, Professor e Instrutor de Rádio - SENAC - 2014 - Turma Noturna 2014
DIVISÃO EM GRUPOS POR SORTEIO
LOCUÇÕES EM ESTÚDIO DO SENAC - PIRACICABA-SP.
DIREÇÃO ARTÍSTICA:
DANIEL VIEIRA ROGERO
SONOPLASTIA: JULIANO VILANI
NOSSA EQUIPE 2
A PROPOSTA DO PROFESSOR
PAUTA DE LOCUÇÃO
PAUTA DE LOCUÇÃO
PAUTA DE LOCUÇÃO
VINHETA DA CAMPANHA
Autores: Gilmar, Marcos, Jair e Izabele
Música - Marcos e Izabele
COORDENADOR DA EQUIPE,
REDATOR, LOCUTOR, INTEGRANTE DO CORAL E SUPERVISOR
COMPOSITORA, ENTREVISTADORA E LOCUTORA
MARCOS TENÓRIO
Suposto candidato a Prefeito
Nome: Neneco Soares
Número: 11
Partido: I.P.V.A.
IPVA = INVESTIMENTOS PARA O POVO ALEGRE
LOCUTOR, ENTREVISTADOR, COORDENADOR DA CAMPANHA DO PREFEITO, CANTOR DA VINHETA
OBSERVAÇÃO
As locuções, imagens, fotos e outros, refere-se tão somente ao meu grupo de trabalho (GRUPO 2): Jair de Souza Palma, (Souza Filho); Gilmar Custódio, (Gilmar); Marcos José Tenório, (Marcos) e Izabele de Oliveira, (Iza).
O "feed-back" também será inserido, tão logo chegue as minhas mãos.
ÁUDIOS EM FORMA DE VÍDEO-CLIPS
VINHETA
SPOT N. 1
SPOT N. 2
SPOT N. 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário