AULA 32 - 23-09-2014 - TERÇA-FEIRA - PROFESSOR DANIEL VIEIRA ROGÉRO
INTEGRÇÃO COM AS EQUIPES DE TRABALHO, DISCONTRAÇÃO, ETRETENIMENTO
ASSUNTO
MOMENTOS DE AMORIZAÇÃO
TIPO
DISCUÇÃO ENTRE OS ALUNOS PRESENTE, SOBRE A REALIZADE DA COMUNICAÇÃO E A EVOLUÇÃO NOS DIAS ATUAIS, COMO A MIGRAÇÃO DAS RÁDIOS AM, PARA A FAIXA FM, A FUTURO DA RÁDIO, OS ESTILOS E FORMATOS RÁDIOFÔNICOS NA FAIXA DE FREQUENCIA MODULADA, A INTERNET COMO PONTO PRIMORDIAL PARA ATINGIR PÚBLICOS CATIVOS E FAIXA ETÁRIA DOS OUVINTES DE RÁDIO EM AMPLITUDE MODULADA.
ESTILO E MÓDOS DE LOCUÇÃO
RÁDIO AM & FM
ESTILO
QUAIS AS TÉCNICAS QUE SERÃO APLICADAS NO FUTURO DO RÁDIO BRASILEIRO. O PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO, AS REDAÇÕES DE TEXTOS, AS PROGRAMAÇÕES E PROGRAMADORES, OS REGISTROS NO DEPARTAMENTO DE TRABALHO,ANTIGO D.R.T., NORMAS E PRÁTICAS DE LOCUÇÃO, BEM COMO EVOLUÇÕES QUE O RÁDIO DO FUTURO VAI PROPORCIONAR AOS OUVINTES CATIVOS DAS EMISSORAS DE AM.
LOCUÇÃO
DEBATES DA EVOLUÇÃO DO RÁDIO NO BRASIL E O FUTURO DO RÁDIO, PRINCIPALMENTE DOS RÁDIOS INTERIORANOS, DAQUELES SISTEMAS DE RÁDIO COMPROMETIDOS, CATIVANTES E EMOTIVOS NOS PROGRAMAS DE DIVERSOS, ONDE O LOCUTOR RADIALISTA, COMPARTILHA COM SEU RÁDIO OUVINTE, MENSAGENS, REFLEXÕES, MOMENTOS DE RELIGIÃO. O RÁDIO COO COMPANHEIRO DAS PESSOAS ADOENTADAS OU CONVALESCENTES EM HOSPITAIS, OS OUVINTS QUE ESTÃO SOZINHOS OU EM LARES DE IDOSOS, ETC. E TAL
SÍNTESE:
UM BATE PAPO INFORMAL E DESCONTRAÇÃO, ABRINDO O CORAÇÃO SOBRE O SEU MODO DE VER E PENSAR NO QUE JÁ SE APRENDEU ATÉ ESTE PONTO DO CURSO, SUA ESPERANÇA E O QUE EMOTIVA A FAZER UM RÁDIO COMPROMETIDO, COMPANHEIRO, DINÂMICO E SUAS VARIADADES DE LAZER.
SUMÁRIO
QUESTIONAMENTOS E PRENTENSÕES NA SUA CARREIRA DE RADIALISTA.
OBJETIVO DA AULA
O OBJETIVODESTA AUA,FOI INTERAGIR E TROCAR INFORMAÇÕES ENTRE OS PARTICIPANTES DESTA AMORIZAÇÃO RADIOFÔNICA, ONDE TRABALHAR EM EQUIPE, É UMA QUESTÃO ESSENCIAL, SABENDO-SE QUE ESTAMOS SUJEITOS A TER ENES TIPOS DE PESSOAS, COMO AMIGAS, INTERRESSADAS, COMPROMETIDAS, ATIRADAS, GENTE QUE VESTE A CAMISA DO RÁDIO, ALIMENTA-SE DO RÁDIO, DÁ A VIDA PELO RÁDIO E O QUE FAZ EM RÁDIO.
TAMBÉM NESTA JORNAVA E ESTRADA DA VIDA RADIOFÔNICA, VAMOS ENCONRAR PESSOAL QUE VIVE DO MAU, TRAIÇOEIRAS, NEGATIVAS, POCSSESSIVAS, DE DIFICIL MOD DE SE VIVER EM GRUPO, LEVANDO A VIDA NAS PONTAS DA CHUTEIRA, QUE NADA É O CERTO, TUDO É ERRADO, CHEGANDO ATÉ SE ISOLAR DOS DEMAIS MEMBROS, POR FALTA DE AMIZADES.
DEBATER ENTRE OS PARTICIPANTES DESDE O DIA DE SUA CHAGADA AO CURSO, ATÉ O MOMENTO PRESENTE SOBRE SUA EVOLUÇÃO NESTA PARTE DO CURSO, ASSIM COMO AMIZADES, POIS O IMPORTANTE É SE TER UMA AMIZADE ENTRE ESTE SELETO GRUPO DE APRENDIZ DE LOCUTOR DE RÁDIO, POIS A FINALIDADE É UMA AMIZADE MAIS AMPLICADA ENTRE MILHARES DE PESSOAS (OUVINTES), QUE ATRAVÉS DE SUA FALA, A LOCUÇÃO, FAZ UMA IMAGEM PESSOAL DO RADIALISTA E É NESTE PONTO QUE O RADIALISTA SE DIFERE DAS DEMAIS PESSOAS, PASSANDO A SER UM DIVISOR D'ÁGUA, ENTRE O SER HUMANO NORMAL E O SER HUMANO RADIALISTA, COMPROMETIVO PARA O BEM ESTARDE SEU PRÓXIMO O OUVINTE.
ROUPAS SUJAS SE LAVAM EM CASA.
ESTA FRASE POPULARMENTE USADA, NÃO SE APLICOU NESTE DEBATE E TRABALHOS EM UMA SÓ EQUIPE REUNIDAS, CHEGANDO A MOMENTOS DE PARTICIPANTES SE DESCULPAREM E PEDIR DECULPAS E ATÉ MESMO PERDÃO, POR ALGO QUE TENHA OU TEVE OCORRIDO, ARRANCANDO DE ALGUNS SORRISOS E EM OUTROS LÁGRIMAS E NA GRANDE MAIORIA APLAUSOS ENTRE OS MEMBROS DO GRUPO, ORIENTADORES, COORDENADORES E PROFESSORES.
FINALZANDO O TEMA DA NOITE, EU SOUZA FILHO, RESUMI MINHA PARTICIPAÇÃO NESTE EVENTO DE AMORIZAÇÃO COM O SEGUINTE PENSAMENTO: "EEu vim ao curso de radialista locutor do SENAC, não para ser mais um radialista, pois minhas pretenções, não é ser mais um e nem tivar lugares de pessoas mais jovens que eu, pois sou aposentado e tenho meus rendimentos garantido. Vim sim fazer o curso de rádio, para me atualizar e até reciclar idéias, sair do isolamento mofado, tristonho e melancóligo desta minha faze de vida, pois perdi minha esposa a pouco tempo e para não caire na doença que tem mais atingidos os sozinhos, vim a procura de nvas amizades, amigos e companheirismo, sem pretenção de ser radialista ou um locutor. Nesteinstante, o professor Daniel Rogero, interrompeu e disse: "mas você já esta atuando em rádio, com pouca participação em locução, mas como programador de rádio, num programa inédito de resgate do rádio brasileiro", e que continuei a me expressar. Verdade Daniel, estou no rádio e fui convidado a fazer este molde novo radiofônico, com peças de resgates dos grandes locutores de rádio brasileiro, como por exemplo, o Hélio Ribeiro, que o considero como um dos maiores locutores que já se passou pelo rádio. Mas continuando meu pensamento, vim sim a busca de novas amizades, onde aqui encontrei amigos, pouco, claro, mas seleto e amizades sinceras, pessoas que pensam assim como eu. Se eu sair ou não com diploma ou DRT, isto pouco me fará diferença, mas levo daqui duas coisas boas que colhi: Novas amizades, amigos e o mais importante, não diploma, nem medalha, nem troféu, o que levo com muito orgulho, foi ter arrancado de você Daniel, no dia de ontem, 22/09/2014, uma terça-feira, seu aplâuso dentro do estúdio de gravação, sobre um texto de comercial de rua, para carros de som de ambulantes, de uma Casa das Frutas, onde apó minha locução, ter olhado para você, observado seus olhos e sorrizos nos lábios e me aplaudindo. Isto valeu mais de que qualquer galardão. Isto me rendeu o orgulho de ter assimilado aqui no SENAC, os ensinamentos para ser um radialista-locutor. Meu muito obrigado, por vocês existirem e fazer parte de minha vida neste instante da minha caminhada terrena e usando suas palavras escritas no seu ultimo feedback, do dia 23/09/2014, sobre tipos de áudios diferentes para anunciantes da Casa das Frutas; ultima frase do texto, assim, meio isolada, com espassamento duplo como não querendo, mas querendo dizer tudo: "POSTURA VENCEDORA HOJE E SEMPRE"
Nenhum comentário:
Postar um comentário